Cerca de 310 toneladas de melancia foram distribuídas nos últimos 40 dias em Manacapuru (AM), a várias instituições, como igrejas, creches, escolas, o projeto Minha Casa Minha Vida, e associações. Somente na primeira semana de dezembro, conforme dados contabilizados pelo prefeito Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB), algo em torno de 110 toneladas foram distribuídas a pessoas carentes e entidades cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que é a porta de entrada da Assistência Social do município.
A previsão de distribuição, segundo o prefeito, é de que até o final de dezembro o programa atinja um total de 350 toneladas de melancias, colhidas dos plantios das comunidades de Nossa Senhora de Nazaré-Costa do Paratari, Ajaratubinha, e Costa do Marrecão.
O program de distribuição, conforme destacou o prefeito, se insere no programa Mesa Brasil, que é coordenado pelo Sesc, com o apoio da prefeitura do município, através do Cras.
“A grande vantagem do programa, além de atender gratuitamente várias entidades sem fins lucrativos do município, é o aproveitamento integral da produção local. A compra é garantida pela Conab e o escoamento da produção pela prefeitura”, explica Tororó.
A distribuição é coordenada pelo Secretário de Governo e Planejamento, vereador Wanderley Barroso.