Nesta quinta-feira (12/09), começaram os atendimentos da Carreta da Saúde do Governo do Amazonas no bairro Cidade Nova, zona norte, para a realização de exames de imagens, como mamografia e ultrassonografia. A unidade móvel está estacionada no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Tupinambá.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, as duas unidades móveis do órgão estão atendendo em Manaus – uma na zona norte e outra no estacionamento do shopping São José, zona leste. “A intenção do Governo do Amazonas é ampliar o acesso da população aos exames. O atendimento é para homens e mulheres adultos, que estão com encaminhamento para realização dos exames. Podem comparecer a uma das unidades móveis mais próxima de sua residência”, disse.
Atendida pela primeira vez na Carreta, a dona de casa Lenilce de Paula agradeceu pelo acolhimento e por ter saído já com o resultado de exame em mãos. “Vim fazer uma transvaginal aqui e o atendimento é maravilhoso. É a primeira vez que eu venho, mas o atendimento é de excelência, o médico, as atendentes são de excelência. Estou muito satisfeita e sai na hora o resultado, muito bom”, comentou.
E o aposentado Francisco Ribeiro reforçou a importância de os homens procurarem atendimento médico e fazerem exames preventivos, principalmente após a terceira idade. Ele disse, ainda, que o atendimento foi feito de forma ágil. “Primeira vez que vou fazer esse exame, estou um pouco nervoso. Tem que se cuidar mais para viver mais, ter uma saúde melhor. Os homens têm que procurar a sua saúde”, afirmou.
Atendimentos na Carreta da Saúde
Os atendimentos no Centro de Convivência estão sendo realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Além de mamografia, a Carreta da Saúde oferece os exames de ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, mama, de próstata via abdominal, de aparelho urinário, obstétrica, transvaginal e pélvica.
Os exames realizados na Carreta são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento. Com informações de Agência Amazonas.