Comunidades reivindicam retorno da subvenção da juta ao presidente da Câmara em Manacapuru

O vereador Francisco Bezerra (PSC), atual presidente da Câmara de Manacapuru (AM), visitou, neste final de semana, as comunidades do Jacaré, Repartimento do Tuiui, e Cavina, onde ouviu de lideranças locais um conjunto de reivindicações que exigem a intervenção exclusiva do executivo municipal.

Construção de ponte, saneamento básico, entre outras, estão entre as mais demandadas durante o encontro e que, segundo o vereador, serão tratadas diretamente com o prefeito do município, Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB).

As discussões foram acaloradas e trouxeram à tona, inclusive, questões que se arrastam por quase uma década, à exemplo de uma fábrica de beneficiamento de frutas, montada pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para atender as necessidades dos agricultores da comunidade da vila do Repartimento, que é considerada uma das mais expressivas produtoras de goiaba e de cupuaçu do município.

foto

A fábrida, entretanto, de acordo com o presidente da Câmara, até o momento, não gerou qualquer benefício em favor do produtor local por falta uma subestação de energia elétrica para o funcionamento da mesma.

“A fabrica foi montada há mais de cinco anos e de lá para cá a produção de polpas só é possível de forma artesanal. Como não estava previsto no projeto a inclusão de uma subestação de energia elétrica, o Incra entendeu que o restante ficaria por conta do próprio produtor”, comenta Bezerra, que se comprometeu procurar a direção do órgão na expectativa de encontrar uma solução viável para o funcionamento da fábrica.

Outra questão de relevância debatida durante o encontro com as comunidades diz respeito a subvenção de 30% da juta que era garantida à título de estímulo ao produtor local.

_CNI3241

Com a suspensão da subvenção desde o ano passado, Francisco Bezerra disse que o resultado imediato é a queda no volume da produção que deverá refletir fortemente na arredação do município.

“Sem estímulo, o produtor, também, perde o estímulo de produzir. E se não produz inevitavelmente o impacto vai refletir diretamente na arrecadação do município”, admite o parlamentar que pretende instar junto ao governo do estado propondo o restabelecimento da subvenção.

Durante mais de 30 anos de atividade parlamentar, Francisco Bezerra tem reservado praticamente todos os finais de semana para visitar as comunidades da zona rural de Manacapuru.

_CNI3212 _CNI3367

Artigo anteriorVeja a íntegra da nota de Waldir Maranhão que anulou a votação do impeachment
Próximo artigoPrefeita de Pauni é presa pela PF por devio de mais de R$ milhões de verbas públicas