Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira, 12, o primeiro caso de microcefalia transmitida por Zika Vírus em Manaus. Segundo informação, o bebê que nasceu no dia 10 de abril, na Maternidade Ana Braga, com perímetro cefálico de 28 centímetros. Consta que a mãe da criança adquiriu a doença em Boa Vista (Roraima), aos dois meses de gravidez e chegou a Manaus com cinco meses.
A criança terá todo o apoio e acompanhamento com o pediatra e exames necessários para este caso.
Todas as quartas-feiras, a Semsa divulga o Boletim Epidemiológico com os casos notificados e suspeitos de Zika Vírus e microcefalia em Manaus.
O do último dia 6 de abril apontou 2.327 casos notificados de infecção por zika, dos quais 334 confirmados, 967 descartados e 1.026 em investigação. Em grávidas, o número de notificações foi de 420 casos, sendo 79 confirmados, 171 descartados e 170 ainda em investigação.
Já foram notificados 12 casos de microcefalia em Manaus, com apenas este caso com associação confirmada com o Zika vírus. Do total, dois casos já foram descartados e seis permanecem em investigação, três casos de microcefalia confirmados, porém não têm associação com o vírus.
O número de denúncias para o Disque Saúde foi de 4.087, até o momento, e a Semsa já executou as fiscalizações em 3.704 locais denunciados pela população como possíveis criadouros. As denúncias podem ser feitas pelo 0800 280 8 280 e pelo e-mail [email protected].
A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) já realizou 621 inspeções em estabelecimentos comerciais e 87 deles já foram autuados por falta de manutenção e cuidados no combate ao Aedes.