FORUM – O procurador Deltan Dallagnol publicou um tuíte, na noite deste domingo (17), onde sugere, através de uma suposta frase de um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não revela a identidade, que o prédio do órgão seria apedrejado caso a corte derrubasse a prisão em segunda instância.
“De um Ministro do STF: “’Se depois disso a gente ainda derrubar a prisão em segunda instância, vão depredar o prédio do Supremo. E eu sou capaz de sair para jogar pedra também’.”
Dallagnol ainda afirma em uma sequência de mensagens no Twitter que “as instituições democráticas devem ser respeitadas” e que “a manifestação do Ministro é evidentemente uma metáfora”.
“As instituições democráticas devem ser respeitadas. Contudo, podem ser criticadas, mesmo duramente. Liberdade de expressão é igualmente importante p/ democracia. A manifestação do Ministro é evidentemente uma metáfora do seu descontentamento com os rumos que a Corte está seguindo.”
A frase retuitada por Dallagnol foi publicada originalmente na coluna do jornalista Bernardo Mello Franco. Procurado pela Fórum, o STF afirmou que já respondera à questão para a coluna. Em nota, o ministro Dias Toffoli, afirmou que “não se constrói democracia atirando-se pedras”, e classificou de irresponsáveis os interessados em tumultuar o funcionamento das instituições.
Toffoli afirmou ainda que nenhum ministro deu essa declaração. O colunista, no entanto, reafirma que ouviu a declaração de um ministro do STF na sexta-feira.