Dia Mundial da Água: Secretaria de Educação promove roda de conversa sobre conscientização e preservação

Foto: Eduardo Cavalcante ∕ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Coordenação de Educação Ambiental (CEA), realizou, nesta sexta-feira (22/03), data em que se comemora o ‘Dia Mundial da Água’, uma roda de conversa para discutir ações de conscientização e preservação dos recursos hídricos. O encontro ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Djalma Batista da Cunha, zona sul de Manaus, e reuniu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, professores e pedagogos. O encontro também foi transmitido on-line para as demais escolas da rede.

Para abordar o tema, foram convidados os palestrantes Ana Lúcia Barros, técnica em Bioquímica do Laboratório de Saneamento da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o assessor técnico do Núcleo de Gestão Curricular (NGC), da Secretaria de Educação, Josildo Severino Oliveira. A palestra foi mediada por Audres Martha, da CEA.

A coordenadora da CEA, Thelma Prado, destacou que a roda de conversa integrou uma série de atividades realizadas pela Secretaria de Educação, ao longo desta semana, em alusão ao ‘Dia Mundial da Água’, junto às escolas e instituições parceiras.

“Estamos aqui na EETI Djalma Batista sensibilizando os nossos alunos com a temática do ‘Dia da Água’, voltado, especificamente, para a nossa região amazônica e abordando a relação de como esses recursos estão sendo cuidados. E nesta atividade contamos com a participação de dois grandes palestrantes”, destacou Thelma Prado.

A palestrante convidada, Ana Lúcia Barros, enfatizou a importância de discutir a conscientização dentro do ambiente escolar, juntamente com educadores e os alunos.

“Dentro da universidade, nós estamos muito pautados na formação desse profissional responsável. Seja ele responsável com o seu espaço, mas responsável, principalmente, com a questão ambiental, para que ele possa realizar a tomada de decisão de forma correta”, pontuou a técnica em Bioquímica.

A aluna Kelly Gabrielly, de 14 anos, assistiu a palestra e, para ela, é necessário que a população se conscientize, cada vez mais, sobre a preservação e mude seus atos.

“Eu percebo que, às vezes, as pessoas sabem que não podem fazer e, mesmo assim, fazem. Eu vou levar da palestra que ao caminhar na rua, não devo jogar no chão os objetos, porque, caso aconteça, depois não tem como procurar culpados, porque a maioria das pessoas faz isso. Preservar é obrigação de todos”, falou a aluna.

Atividades

Nesta sexta-feira, a palestra contou com a presença de 120 alunos das três turmas do 9° ano do Ensino Fundamental. Segundo o diretor da EETI Djalma Batista, Luis Cinturião, na escola, as atividades durante a semana do “Dia Mundial da Água”, foram realizadas com alunos do 6° ao 9° ano com o objetivo de enfatizar a conscientização, mostrar técnicas de economia e uso consciente desse bem precioso.

“Foram realizadas mostras de painéis, exposições e seminários para os alunos compartilharem com os familiares e amigos no dia a dia. Os alunos gostam mais do visual, trabalhando a sua criatividade, colocando em prática pinturas e colagens, para, depois, expor a todos”, pontuou o diretor.

Artigo anteriorPolícia Militar do Amazonas realiza estágio de atendimento pré-hospitalar e patrulha urbana
Próximo artigoMarielle: avanço inicia nova era de combate ao crime organizado no Rio