O cidadão que perdeu um documento pode fazer a busca nas unidades do projeto “Documentos Perdidos e Achados” instaladas em todos os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da capital. De janeiro à primeira quinzena de setembro deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado cadastrou 3,2 mil documentos no sistema de busca, com um índice de 10% de resgate, durante os nove meses. Os documentos mais extraviados são as cédulas de identidade (RG), seguido de título de eleitor e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A proposta do projeto é auxiliar o cidadão na recuperação de documentos perdidos, reduzindo o tempo que seria utilizado na emissão de novas vias.
A ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, destaca que o sistema que viabiliza os cadastros e as buscas dos documentos passou por melhorias. Agora, no momento da busca do documento perdido o cidadão pode visualizar uma cópia da cédula digitalizada. Mas esse recurso só está disponível nos PACs. “Essa ferramenta facilita a busca por um documento perdido. A visualização da foto e dos demais dados da pessoa retira qualquer dúvida quanto à posse de determinada cédula. Mas vale lembrar que a atualização foi feita nos sistemas acessados pelos postos do Pronto Atendimento”, disse.
Como funciona – O cidadão que encontrar um documento (RG, CPF, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, CNH, entre outros), pode fazer a entrega em qualquer PAC, sem precisar se identificar.
Cadastramento – Após a entrega em um dos PACs, o documento é cadastrado no site da Ouvidoria Geral do Estado e disponibilizado para consulta no período máximo de até 90 dias. A busca deve ser feita a partir do nome do titular do documento. Outro meio de consulta é o Disk Cidadão por meio do número 0800 286 2300. Caso o resgate não aconteça em até três meses, o documento será devolvido ao órgão expedidor.