Dunga aposta em meia esquecido por Van Gaal no Manchester United

LEIGH, ENGLAND - DECEMBER 02: Andreas Pereira of Manchester United U21 during the Barclays U21 Premier League match between Blackburn U21 and Manchester United U21 at Leigh Stadium on December 02, 2013 in Leigh, England. (Photo by Jan Kruger/Getty Images)

Nesta sexta-feira, o técnico Dunga convocou a seleção brasileira sub-23 para os amistosos contra Nigéria, no dia 24 de março, e África do Sul, no dia 27, que servirão de preparação para os Jogos do Rio 2016. Entre as apostas do treinador, aparece uma jovem promessa de 20 anos, dona de um futebol promissor, mas que atualmente vem sendo “escanteada” pelo técnico Louis van Gaal no Manchester United.

Trata-se de Andreas Hugo Hoelgebaum Pereira, meia nascido na Bélgica, mas que também tem nacionalidade brasileira. Disputado pelas duas seleções, ele optou por defender a equipe “canarinho”, e foi um dos destaques do último Mundial sub-20, no qual o Brasil terminou como vice-campeão – foi dele, inclusive, o tento nacional na derrota por 2 a 1 para a Sérvia, na final.

No United, Andreas vive altos e baixos com o treinador holandês, que tem, desde seus tempos de Barcelona, a fama de não gostar de jogadores brasileiros.

Apesar de ter promovido Pereira ao time principal logo após ter assumido os Red Devils, e também ter sido o primeiro técnico a escalá-lo num jogo dos profissionais, o meia viu suas chances rarearem com o tempo.

Na atual temporada, por exemplo, jogou apenas 80 minutos na Premier League, divididos em quatro partidas. Atuou mais 37 minutos na FA Cup, 210 na Copa da Liga Inglesa e 16 na Uefa Champions League e 28 na Liga Europa.

No total, 371 minutos, ou cerca de quatro jogos completos.

Em várias ocasiões, Van Gaal inclusive colocou Andreas para jogar com o time sub-21 do Manchester United nas competições de base da Inglaterra. O brasileiro, de fato, nunca conseguiu se firmar de fato no time adulto, ao contrário de outros jovens nomes, como o zagueiro Cameron Borthwick-Jackson e meia-atacante Jesse Lingard, além da nova sensação do futebol inglês, o centroavante Marcus Rashford.

Não à toa, Pereira já declarou em entrevistas que gostaria de ter mais chances nos “Diabos Vermelhos”, principalmente para se preparar melhor para os Jogos do Rio 2016.

“Por enquanto tem sido bom, eu fico no banco em vários jogos. Tomara que eu tenha cada vez mais chances para mostrar o que sei fazer. Tomara que eu possa ter alguns minutos para mostrar ao técnico, aos torcedores e aos meus colegas o que posso fazer para ajudar o time”, declarou, ao jornal Daily Express.

Diversos times, aliás, procuraram o United para tentar um empréstimo de Andreas Pereira, como o PSV, da Holanda, clube no qual ele também atuou na base. No entanto, apesar das poucas chances, o atleta não foi liberado por Van Gaal e pela diretoria.

A própria mídia britânica vem cobrando do treinador holandês que escale o atleta brasileiro com mais frequência. Em artigo publicado no jornal Manchester Evening News, por exemplo, o jornalista Samuel Luckhurts afirmou que, se Pereira não jogar mais, pode se tornar um “novo Pogba”, brilhando daqui alguns anos em outro clube sem nunca ter recebido as oportunidades para demonstrar seu futebol em Old Trafford.

Com Andreas entre os convocados, a delegação brasileira se apresenta diretamente no dia 20, em Vitória, no Espírito Santo. No dia 24 março, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Kleber Andrade, a seleção enfrenta a Nigéria. Três dias depois, no dia 27, o adversário será a África do Sul, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, às 18h30.

Artigo anteriorChelsea tropeça e empata em casa com o Stoke City
Próximo artigoMoro diz que coerção não é “antecipação de culpa” de Lula e repudia violência