O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) e o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, precisaram ser contidos nesta quinta-feira, 29, por outros parlamentares durante intenso bate-boca em audiência pública na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional. Sob gritos de “safado” e “bandido” de um para o outro, o senador chegou a chamar o ministro para “resolver a questão” fora do plenário onde ocorre a reunião no Senado.
Caiado fazia um questionamento sobre a renovação das concessões das distribuidoras e os planos de venda da Celg Distribuidora pela Eletrobras, quando chamou a atenção de Braga para que ele ouvisse a pergunta. Enquanto o ministro tentava dizer que estava ouvindo as palavras do senador e pedia desculpas por ter se virado de lado, Caiado levantou-se e foi em direção à mesa dizendo que estava sendo desrespeitado.
“Vossa Excelência deveria ficar calmo, está muito nervoso. Vossa Excelência está desequilibrado”, disse Braga, enquanto Caiado o chamava de “bandido” e “safado”. “Safado é Vossa Excelência, me respeite. Bandido é você”, completou o ministro.
Caiado chegou a chamar Braga para a briga, dizendo que queria resolver o desentendimento fora da sala. O ministro não chegou a se levantar da cadeira enquanto o senador era contido pelos demais parlamentares.
Após a saída do senador goiano da sala, os demais senadores fizeram um desagravo e repudiaram a “atitude destemperada” de Caiado. O presidente da comissão, senador Fernando Bezerra (PSB-PE), afirmou que relatará as atitudes de Caiado à mesa diretora do Senado.
Notas taquigráficas
O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB/PE), presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, determinou que as notas taquigráficas e a gravação de vídeo da sessão onde o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga que participava na manhã desta quinta-feira de uma audiência e foi chamado pelo líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO) “safado” e “bandido” sejam encaminhadas a Mesa Diretora do Senado tome providências das agressões sofridas pelo ministro.
“O ministro tem toda a nossa solidariedade”, disse Fernando Bezerra, afirmando que o ministro Eduardo Braga, foi agredido na audiência pública onde ele se colocou à disposição de responder embora os questionamentos do senador Ronaldo Caiado, estivessem foram do tema, que era energia renováveis no âmbito das mudanças climáticas, ele (Braga) não se furtaria a responder.
O senador Garibaldi Alves, que estava na mesa, pediu a palavra e disse: “Quero dizer a vossa excelência que sei comportamento e quero agora na presença de vossa excelência o que disse na ausência. Seu comportamento foi deplorável”.