As escolas da rede estadual de educação do Amazonas serão alvo de uma campanha inédita de prevenção ao HPV, vírus causador do câncer de colo uterino, o que mais mata as mulheres amazonenses. A criação da campanha educacional, que deve envolver alunos, pais e professores.
Em março, o Governo do Amazonas instituiu a Semana Estadual de Conscientização sobre o Vírus do Papiloma Humano – HPV (Decreto nº 37.696, de 10/03/2017) e promoveu a primeira caminhada de alerta sobre o assunto em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.
O Estado foi pioneiro na imunização de meninas de 11 e 13 anos contra o vírus no país, abrindo caminho para a adoção da vacina pelo Ministério da Saúde. Além das meninas, este ano, o governo estadual deve imunizar cerca de 84,3 mil meninos com idade entre 12 e 13 anos contra o HPV.
O câncer de colo uterino é evitável e só é possível fazer isso com educação. Trabalhar com educadores, formadores de opinião, será importante para multiplicar essas medidas preventivas da doença nas escolas, falando com os meninos e as meninas e com os pais.