Mais de 6 mil mudas de guaraná foram plantadas na zona rural de Manaus

Mais de seis mil mudas de guaraná foram plantadas por produtores rurais de comunidades de municípios da região metropolitana de Manaus.

A iniciativa é uma ação do Projeto Expansão da Guaranaicultura – Criação do Corredor Metropolitano da Cultura do Guaraná, liderado pela Embrapa Amazônia Ocidental com apoio de diferentes instituições, além de patrocínio das empresas Brasil Kirin e Sabores Vegetais do Brasil, que utilizam o fruto do guaraná como matéria-prima.

As mudas foram entregues entre os dias 23 de março e 07 de abril nos municípios de Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manacapuru.

Essas mudas, oriundas de cultivares de guaranazeiros do programa de melhoramento genético da Embrapa, estão sendo plantadas em 32 Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) em 15 comunidades de produtores de base familiar.

Para o plantio das mudas, técnicos da Embrapa estão fazendo acompanhamento e capacitando os produtores. Um dos objetivos do projeto é que as URTs sirvam de modelo para outros produtores, fortalecendo a atividade no Amazonas e aumentando a produção do fruto.

No total, estão sendo implantados 20 hectares com a cultura, com o plantio de 400 mudas de guaranazeiros por hectare.

Artigo anteriorEscolas da rede estadual terão campanha inédita de prevenção ao HPV
Próximo artigoEquipes do 20º DIP prendem bando por receptação e venda de entorpecentes