Escolas estaduais do interior promovem ações em alusão à campanha do Setembro Amarelo

No mês em que a prevenção ao suicídio e a atenção à saúde mental ganham destaque, as coordenadorias regionais de Educação (CREs) dos municípios do Amazonas realizam inúmeras ações socioeducativas que visam reduzir e acautelar problemas como depressão, ansiedade, bullying e violências sexual e doméstica. Até esta terça-feira (28/09), pelo menos 33 cidades do estado promoveram atividades em alusão ao Setembro Amarelo.

Na programação, estão rodas de conversa com profissionais da área de Saúde e distribuição de folders informativos e de fitas amarelas. Também foram realizadas peças teatrais referentes à prevenção ao suicídio e caminhadas de sensibilização.

No município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a equipe psicossocial da CRE desenvolveu a ação de conscientização, sensibilização e prevenção ao suicídio com o tema “Eu decido viver”, no Centro de Educacional de Tempo Integeral (Ceti)  Maria Izabel Desterro e Silva. Com a atividade, os alunos puderam acompanhar uma breve encenação sobre a automutilação e o sentimento que muitos jovens enfrentam ao lidar com conflitos internos.

Além do Ceti, as escolas estaduais Isaías Vasconcelos e Joaquim Coelho também receberam as atividades da campanha.

“Os alunos se sentem muito acolhidos quando nós conseguimos realizar ações que promovem o diálogo, principalmente quando envolve um tema que ainda é tratado como tabu na nossa sociedade. A partir dessas atividades, por exemplo, nós conseguimos identificar uma série de estudantes que estão sofrendo com o transtorno de ansiedade e, agora, o nosso intuito é encaminhá-los para as redes de apoio que auxiliam no tratamento da doença”, explica a psicóloga da CRE de Iranduba, Arilene Aguiar.

Já no município de Itapiranga (a 227 quilômetros da capital), as ações se concentraram em quatro unidades escolares: Mileto Batista, Tereza dos Santos, Quitó Tatikawa e Yamamay (zona rural).

De acordo com a psicóloga do município, Silvianny Moreira, os alunos e servidores participaram de escuta especializada de demandas, além de ações sobre prevenção ao suícidio. “De modo geral, o evento foi muito bem recebido. Os alunos e servidores tiveram espaço para se expressar e receberam informações sobre canais de ajuda”, conta a psicóloga.

Em Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), a  equipe psicossocial da CRE deu início à campanha em alusão ao Setembro Amarelo, que promove palestras de prevenção ao suicídio nas escolas estaduais do município, tanto da zona urbana quanto rural. As ações incluem rodas de conversa, dinâmicas, vídeos exemplificativos e atividades físicas.

Em Caapiranga (a 134 quilômetros da capital), as escolas estaduais Hermógenes Saraiva, Justina Pires Nogueira e Carmina de Castro receberam as atividades da campanha, assim como os alunos do Ensino Tecnológico das comunidades rurais do município.

Municípios – Promoveram ações em alusão ao Setembro Amarelo os seguintes municípios: Anamã, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de  Olivença, Tefé, Urucará e Jutaí.

Artigo anteriorCabo Maciel destaca início das operações do transporte do gás do campo do Azulão
Próximo artigoDurante operação Marfim na zona norte, PM recupera motocicleta roubada