O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje (10) que na reunião de crise que ocorrerá amanhã (11) com os ministros das finanças da zona euro para analisar as novas propostas de Atenas será tomada uma decisão “importante” sobre a Grécia.
“De uma maneira ou de outra, deveremos tomar amanhã uma decisão importante. Vamos tomá-la com muito cuidado”, disse Dijsselbloem a jornalistas.
O novo pacote de reformas proposto pela Grécia, que poderá desbloquear um acordo e evitar a saída do país da zona euro, propõe várias medidas que vão ao encontro das exigências dos credores para aumentar receitas, sobretudo no aumento do Imposto sobre Valor Agregado e reforma das pensões.
Esta proposta enviada pela Grécia às instituições europeias e ao Fundo Monetário Internacional (FMI) tem em vista conseguir um novo programa de resgate, desta vez de três anos.
A proposta de Atenas será avaliada hoje por responsáveis da Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu que submeterão essa avaliação ao Eurogrupo. Este último preparará a cúpula da zona do euro, agendada para domingo (12).
O domingo é apontado pelos dirigentes europeus como o dia de todas as decisões e, se não houver acordo, a Europa poderá partir para o chamado “Grexit”, que é a saída da Grécia da zona euro.