O ex-ministro de Minas e Energia, senador Eduardo Braga, visitou, sexta-feira, 24, usina termelétrica de Parintins. A cidade, que realiza neste fim de semana o seu 51º Festival Folclórico, recebeu nos últimos 120 dias um reforço de 15.000 kW na geração de energia.
“Estou muito satisfeito com o trabalho realizado pela equipe da Eletrobras Distribuição Amazonas. Hoje, temos instalados como reforço na usina um grupo gerador com potência de 2.000 kW, um de 3.000 kW, cinco geradores de 1.000 kW e mais seis máquinas que totalizam 5.400 kW. Tudo isso com investimentos que, somente em geração, chegam a R$ 12 milhões”, destacou Eduardo Braga.
O diretor de Operação do Interior, José Albuquerque da Rocha, explicou ao ex-ministro que, hoje, a capacidade de geração em Parintins está dobrada. “Após a instalação dos novos equipamentos, a usina termelétrica passou a gerar 34.000 kW, para atender uma demanda de 20.000 kW”, disse José Rocha.
Além da geração, a área de distribuição também recebeu um reforço importante em Parintins. Toda a rede foi revista e redimensionada, de acordo com a demanda atual da cidade. “Ao todo, 39 transformadores foram substituídos e mais de cem pontos quentes, que são falhas na rede e que poderiam causar danos ao sistema, foram eliminadas. Além disso, 16 equipamentos religadores já foram instalados e testados”, reforçou José Rocha, destacando que foram investidos R$ 150 mil nas melhorias em distribuição.