FCecon desenvolve ação de prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço

Na próxima segunda-feira, 27, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), iluminará seu prédio de verde, cor que simboliza a data.

A ação, realizada em parceria com a coordenação estadual da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Sbccp) e a Organização não Governamental Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), acontece às 18h, na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a ideia é que o movimento “Julho Verde” ganhe força nos próximos anos, conscientizando a população da importância de prevenir-se.

“Uma parcela significativa dos cânceres de cabeça e pescoço é causada pelo consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso, o que demonstra que a doença pode ser evitada. A associação desses dois fatores, considerados de risco para este e outros tipos da doença, pode aumentar as chances de se contrair o câncer, em especial, o de boca”, explicou.

Considerando a demanda gerada pelas neoplasias de cabeça e pescoço e a necessidade de ampliação do número de profissionais especializados no Estado, a FCecon criou, em 2012, a Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, vinculada ao Serviço de Residência Médica da instituição, hoj sob a coordenação do otorrinolaringologista Joacy Azevedo. Atualmente, três médicos estão em processo de especialização na unidade hospitalar.

Artigo anterior“Todo mundo feliz de dizer que culpada pela corrupção é a Dilma”
Próximo artigoTurma da Mônica garante a diversão no Parque Cidade da Criança