Fechamento de nove escolas revela “Educação em 2° plano”, escreve Chico Preto

*Por Chico Preto

Tem uma frase de Pitágoras que diz: “eduquem-se as crianças e não será necessário castigar os homens”. Pois bem, parece que a Prefeitura de Manaus nunca leu isso ou se leu não conseguiu assimilar a verdade contida nesta citação.

Digo isso porque a Secretária Municipal de Educação, que já foi do meio ambiente, e que é professora, concedeu uma entrevista coletiva para anunciar que 9 escolas públicas municipais irão fechar.

Ora, que vivemos uma crise, todo mundo já sabe; que é necessário cortar gastos, também; agora reduzir o número de escolas é, no mínimo, um ato insano. Segundo a Secretária, haverá uma economia de 7 milhões de reais por ano e serão fechadas 4 escolas de educação infantil e 5 de ensino fundamental. Justamente de educação infantil, cuja demanda é enorme e faltam escolas na nossa cidade para essa faixa-etária.

Em vez de fechar escolas, sugiro à Prefeitura que reduza os gastos extinguindo a Secretaria Extraordinária, por exemplo, criada recentemente, e que vai custar mais de 1 milhão de reais para ser mantida e que não é um serviço essencial à população.

Também poderia não renovar o contrato com o Grupo Positivo que fornece apostilas para a rede pública municipal que, por sua vez, já dispõe de livro didático, ou seja, é um gasto supérfluo, pois os livros são escolhidos pelos professores e de excelente qualidade.

Entendo que medidas “antipopulares” precisam ser tomadas, mas educação é prioridade. Deixar de investir em educação nao é economia, é tolice! Fica a dica!
*Chico Preto é Advogado

Artigo anteriorWaldemir aciona MPE para mater nove escolas que Arthur Neto vai fechar
Próximo artigoDesembargadora Maria das Graças e prefeito Tororó Inauguram sede do TRT em Manacapuru