Na próxima terça-feira, 26 de setembro, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) será homenageado na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) com uma sessão especial proposta pelo deputado estadual, Carlos Alberto. A cerimônia acontecerá às 10h no Plenário Ruy Araújo.
O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a importância da Rede Federal na vida de milhares de pessoas durante mais um de século. “A história teve início em 1909 com a criação de 19 Escolas de Aprendizes e Artífices, sendo espaços para atender ‘aos desvalidos e entregues à própria sorte’. Hoje, com mais de um século de história, os institutos federais se consolidam como espaços plurais de inclusão, cidadania e, principalmente, na oferta de oportunidade de qualificação profissional para jovens e adultos. Em todo país somamos mais de um milhão de estudantes, um milhão de histórias transformadoras e nos sentimos muito felizes em fazer parte de uma significativa mudança na vida de tantos brasileiros”, disse ele.
No Amazonas, o IFAM está presente com três campi na capital (Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Manaus Distrito Industrial) e outros doze distribuídos nos municípios de Coari, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Humaitá, Tefé, Eirunepé, Itacoatiara e Manacapuru. Atualmente, o instituto possui mais de 25 mil alunos e 2 mil servidores.