O registro de uma tromba d’água foi feito neste domingo (9), nas proximidades da Ilha do Amor, no rio Tapajós, em Alter do Chão, Santarém, no oeste do Pará. O flagrante foi feito por um homem que ainda explica sobre o fenômeno natural.
De acordo com as imagens a tromba d`água foi registrada por banhistas que estavam na praia e ficaram assustados com o fenômeno típico do verão amazônico.
“Pessoal nesse vídeo a gente registrou aqui na Ilha do Amor, em Alter do Chão um fenômeno natural que é bem comum aqui naregião que é a tromba d’água. Que é uma formação que lembra um redemoinho. Quando os ventos se comportam de forma circular e a gente registrou esse momento”, diz o homem ao flagra o momento.
A tromba d’água é o termo popular, mas não o mais correto, utilizado para descrever o aumento rápido e repentino do nível de um rio, quando chove nas cabeceiras (nascentes) ou em trechos mais altos de seu percurso. O volume de água do rio ou da cachoeira pode subir vários metros em pouco tempo, formando uma enxurrada destruidora e geralmente, sem deixar tempo suficiente para que os banhistas possam sair e abrigar-se.
Veja o momento: