Inter de Limeira surpreende Palmeiras, que se complica no Paulistão

O jogador Willian, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Rondinelly, da AA Internacional de Limeira, durante partida válida pela nona rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

Atual campeão, o Palmeiras está ameaçado de não se classificar às quartas de final do Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira (29), o Verdão foi superado pela Inter de Limeira por 1 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, pela nona rodada da competição.

O Verdão soma 12 pontos e ocupa o terceiro lugar do Grupo C, seis pontos atrás do Novorizontino, segundo colocado. As duas equipes têm três jogos, e nove pontos, para disputar na primeira fase, mas o Tigre possui duas vitórias a mais (cinco a três). Os dois primeiros de cada chave avançam às quartas de final.

O Leão da Paulista também acumula 12 pontos, na segunda posição do Grupo A, o mesmo do Corinthians (que lidera com 21 pontos). A equipe de Limeira (SP) possui cinco pontos de vantagem para Santo André e Botafogo de Ribeirão Preto (SP), também restando três partidas pela frente.

Em meio a uma maratona, disputando a oitava partida em 18 dias, o Palmeiras foi a campo com um grupo alternativo. Dos titulares da goleada por 5 a 0 sobre o Independiente del Valle (Equador), na terça, pela Libertadores, apenas o goleiro Weverton saiu jogando. O zagueiro Gustavo Gómez, o volante Patrick de Paula, o meia Raphael Veiga e os atacantes Rony e Luiz Adriano ficaram no banco. O 3-5-2 foi mantido, com o volante Danilo Barbosa e os laterais Mayke e Matias Viña fazendo a trinca de zaga.

A etapa inicial foi equilibrada. A Inter assustou duas vezes, aos 13 e 17 minutos, mas as tentativas do atacante Roger e do lateral Rafael Santos, respectivamente, pararam em Weverton. Os anfitriões tiveram a primeira chance aos 16, em chute do volante Esteves, da entrada da área, que passou próximo à meta. Aos 33 minutos, o goleiro Jefferson Paulino evitou o que seria um bonito gol do meia Gustavo Scarpa, em arremate de fora da área.

Aos dois minutos do segundo tempo, o Leão teve a chance mais clara do jogo até aquele momento: uma cabeçada na trave de Roger. O técnico Abel Ferreira colocou titulares habituais do Verdão em campo. Com as entradas de Patrick de Paula, Raphael Veiga, Rony e Luiz Adriano, o time da casa até ameaçou uma blitz, mas só assustou em bolas aéreas. No fim, foi a Inter quem chegou ao gol. Aos 48 minutos, o meia Bruno Xavier foi lançado na entrada da área, driblou Esteves e garantiu a vitória alvinegra.

O Palmeiras volta a campo pelo Estadual neste domingo (2), às 20h (horário de Brasília), contra o Santo André, no estádio do Canindé, em São Paulo. Se perder, praticamente dá adeus às chances de seguir no Paulistão. Na segunda-feira (3), no mesmo horário, a Inter recebe o São Caetano no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira. Os duelos valem pela décima rodada.

Mais Paulistão

Ainda nesta quinta-feira, o Mirassol colocou um pé nas quartas de final ao superar a Ponte Preta por 2 a 1 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). O Leão da Alta Araraquarense subiu para 17 pontos e lidera o Grupo D. São oito pontos de vantagem para o Santos, terceiro colocado e primeiro clube fora da zona de classificação.

Já a Macaca permanece com dez pontos, na terceira posição do Grupo B, dois pontos atrás da Ferroviária, que aparece em segundo. O São Paulo, com 25 pontos, encabeça a chave. A situação da Ponte só não ficou mais delicada na briga por lugar nas quartas porque a Ferrinha empatou por 2 a 2 com o Santo André na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), em outro compromisso desta quinta.

Artigo anteriorBrasileiros iniciam disputa do Mundial de Endurance neste sábado
Próximo artigoMaria Ribeiro diz que separou de Caio Blat por diferença política: “Votou no Aécio, não dá”