O jornalista Inácio Oliveira faleceu nesta segunda-feira, 15, vitima de uma parada cardiorrespiratória e está sendo velado na Funerária São Francisco, na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul. O sepultamento acontece nesta terça-feira, 16, no Cemitério Parque Tarumã, zona Centro-Oeste.
Inácio Oliveira foi um dos precursores do jornalismo no Amazonas e por muitos anos atuou como editor na antiga TV Educativa, hoje TV Cultura, um de seus últimos trabalhos.
O jornalista iniciou carreira no jornal A Notícia, no final da década de 70. Ele foi coordenador do caderno de Cultura do jornal Amazonas Em Tempo, nos anos 80 e 90.
Desde o início de 2000, acometido de Alzheimer fez com que ele se afastasse das redações para manter o tratamento da doença.
O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), Cláudio Barbosa, lamentou a morte de Oliveira dizendo que o jornalista perdeu um de seus ícones.
Segundo amigos que o acompanhavam, ele passou por duas cirurgias, uma delas para a colocação de uma sonda, por onde ele se alimentava. O estado de saúde piorou após a segunda cirurgia na traqueia, para a colocação de uma segunda sonda.