Justiça Federal do Amazonas arquiva ação sobre acampamento bolsonarista em Manaus

A Justiça Federal do Amazonas determinou o arquivamento de uma Ação Civil Pública (ACP) que abordava questões relativas ao acampamento formado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA) em Manaus. O acampamento foi uma manifestação dos que contestavam o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido de arquivamento partiu do Ministério Público Federal (MPF) após constatação de que a desocupação do local já havia sido efetuada pelo governo estadual. Esta ação seguiu uma ordem judicial de outro processo e foi concluída em 9 de janeiro de 2023, um dia após a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília por bolsonaristas.

Durante os 70 dias de ocupação, os manifestantes, que acamparam pedindo uma intervenção militar contra o governo eleito, geraram diversas queixas dos moradores locais relacionadas ao barulho excessivo e obstruções na avenida Coronel Teixeira. Em resposta, a prefeitura de Manaus chegou a interditar uma faixa da via para aumentar a segurança no local.

Interessantemente, o Comando Militar da Amazônia, sob a liderança do general Achilles Furlan Neto na época, realocou sua entrada principal para acomodar as barracas e equipamentos dos manifestantes. O exército também manteve em suas instalações parte da aparelhagem dos bolsonaristas por três dias.

Este episódio e outros detalhes relacionados aos atos de 8 de janeiro foram reportados ao Supremo Tribunal Federal, como parte de um inquérito que investiga os atos golpistas e corre em segredo de justiça.

A decisão de arquivar a ACP reflete o entendimento de que as questões práticas relacionadas ao acampamento foram resolvidas com a desocupação, embora as implicações mais amplas dos eventos de janeiro continuem sob análise em outras esferas judiciais.

Artigo anteriorAprovada com os votos dos senadores do Amazonas, PEC das Drogas será levada agora para a Câmara dos Deputados
Próximo artigoCapitão Alberto Neto refuta rumores de recuo em sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus – Vídeo