Lutador de MMA Ronaldo Jacaré acende Pira Olímpica na Ponta Negra

Mais de 170 condutores revezam a Chama Olímpica em Manaus neste domingo, 19. Entre o time de eleitos para carregar a cobiçada Tocha das Olimpíadas Rio 2016 estão celebridades como o lutador de MMA Ronaldo Jacaré, que vai chegar com a Chama na Ponta Negra, o piloto Antonio Pizzonia, o ex-atleta Robson Caetano, além de figuras populares como o levantador de todas David Assayag, o cantor Nunes Filho e outras dezenas de personalidades da história e da atualidade do esporte, artistas ou pessoas envolvidas em iniciativas de relevância social para o Estado.

O revezamento da Tocha em Manaus também vai evidenciar histórias peculiares de Manaus, como o caso do refugiado haitiano Abdias Dolce, que encontrou em Manaus uma nova oportunidade e reconstruiu sua vida. Abdias vai passar a chama olímpica para a pessoa a quem mais deve gratidão desde que chegou na cidade, em 2010: o Padre Valdecy Molinari. Foi o padre que recebeu os primeiros haitianos na cidade e que até hoje desenvolve um trabalho social que já recebeu mais de oito mil refugiados até hoje.

Outras histórias marcam o Revezamento da Tocha na cidade. É o caso inusitado do revezamento entre mãe e filha. A atleta Rebeca Rodrigues vai passar a chama para a filha, a ginasta Hana Graziella. Rebeca é lutadora de jiu-jitsu, representou o Amazonas no último campeonato brasileiro de Jiu Jitsu em São Paulo, onde foi medalha de prata. A atleta acumula outros títulos, mas divide o tempo entre as lutas e, como não tem patrocínio, trabalha como garçonete em um bar.

Para conseguir dinheiro para disputar os campeonatos, ela vende rifa, faz brechós, e tudo o que possa lhe proporcionar a participação nos eventos esportivos. Como ela não tinha com quem deixar a filha, quando ainda criança, ela levava a menina para os treinos. A menina começou a treinar e se destacar, sendo também campeã na modalidade dela. Hana, a partir de uma iniciativa da escola, começou a treinar ginástica olímpica e como também se destacou, ganhou uma bolsa de estudo em uma escola particular e hoje representa a equipe da escola em campeonatos. Hana é uma atleta diferenciada e até hoje compete pelo jiu-jitsu e pela ginástica olímpica.

Artigo anterior“PMDB deu dinheiro, casa e carro para o MBL”, diz ex-dirigente
Próximo artigoRevezamento encerra com grande festa que reuniu 35 mil pessoas na Ponta Negra