Macron pede responsabilidade para evitar aumento da tensão na Coreia do Norte

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez neste sábado (12) um apelo à responsabilidade “de todos” para se evitar uma escalada da tensão na Coreia do Norte, que, em sua opinião, constitui uma ameaça.

“A comunidade internacional deve agir de forma coordenada, firme e eficaz, como acaba de fazer o Conselho de Segurança [das Nações Unidas], para que a Coreia do Norte retome incondicionalmente a via do diálogo “, disse Macron, em um comunicado.

Segundo a nota, Macron “garante aos aliados e parceiros da França na região a sua solidariedade perante a situação atual, e insta, além disso, a responsabilidade de todos para impedir uma escalada das tensões “.

O presidente francês manifestou ainda sua preocupação perante o agravamento da ameaça balística e nuclear procedente da Coreia do Norte, que, em seu julgamento, prejudica “a preservação da paz e da segurança internacional”.

A presidência francesa considerou no seu comunicado que isto “delineia uma ameaça séria sobre a segurança” dos países vizinhos e sobre “a perenidade do regime internacional de não-proliferação nuclear”.

Com os demais membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a França salientou que pede à Coreia do Norte que “cumpra sem demora as suas obrigações internacionais e proceda o desmantelamento completo, verificável e irreversível dos seus programas nucleares e balísticos”.

O seu comunicado não citou de forma direta os Estados Unidos, cujo presidente, Donald Trump, advertiu nesta sexta-feira (11) que suas forças armadas estão prontas “para o combate” com Pyongyang, com o que prosseguiu a hostilidade retórica mantida entre ambos países nos últimos dias.

Artigo anteriorPlanalto diz que Temer não participa de discussões sobre reforma política
Próximo artigoChina tem como meta tirar 43 milhões da pobreza até 2020