Menopausa prematura pode levar à insuficiência cardíaca, diz estudo

Um estudo realizado com 1,4 milhões de mulheres constatou que quanto mais cedo acontece a menopausa, maiores as chances de a paciente desenvolver insuficiência cardíaca. A pesquisa foi realizada por uma equipe da Faculdade de Medicina da Universidade da Coreia e divulgada no site da Sociedade Europeia de Cardiologia. De acordo com os pesquisadores, essa relação acontece devido à diminuição do hormônio estrogênio, que acelera o surgimento de condições no coração.

O grupo tinha como objetivo confirmar pesquisas prévias que indicavam a relação entre a menopausa precoce e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No estudo, foram coletados dados de mulheres com mais de 30 anos que já haviam passado pela menopausa, e foram atendidas pelo sistema nacional de saúde da Coreia. As participantes foram acompanhadas por um período de 10 anos. Desse grupo, 3% desenvolveu problemas cardíacos e 3,2% foram diagnosticadas com fibrilação atrial, um tipo de arritmia que causa batimento cardíaco irregular e acelerado.

Mulheres que experimentaram a menopausa prematura, isso é, antes dos 40 anos, apresentaram 39% de chance de desenvolverem insuficiência cardíaca, enquanto naquelas que passaram pela menopausa entre 45 e 49 anos, a chance foi de 11%.

As participantes que experimentaram a menopausa prematura também tiveram risco 9% maior de terem fibrilação atrial quando comparadas às que chegaram à menopausa mais tarde. O grupo também considerou outros fatores de saúde que influenciam o surgimento de problemas cardíacos, como tabagismo, sobrepeso e idade avançada.

“Mulheres com menopausa prematura devem estar cientes que têm mais chance de desenvolverem insuficiência cardíaca ou fibrilação atrial do que suas colegas e familiares. Isso pode ser uma boa motivação para melhorar hábitos de vida, como parar de fumar e praticar exercícios”, afirmou a autora principal do estudo, Ga Eun Nam, na divulgação da análise. Ela indica que fatores específicos de cada sexo biológico devem ser considerados tanto quanto questões de estilo de vida quando se trata de problemas cardiovasculares.

A menopausa acontece quando uma mulher não menstrua há um ano, e ocorre normalmente entre 45 e 55 anos. No entanto, os sintomas podem começar antes, dando início a um período chamado de perimenopausa. Estima-se que 1% das mulheres começa o período de maneira prematura, ou seja, antes dos 40 anos.

Artigo anteriorUBS de Manaus fica sem energia elétrica e suspende atendimento após furto de fios
Próximo artigoMourão diz que anulação do júri da Kiss não é correta “moralmente”