Morte de líderes ligados ao PCC no Ceará inicia rebelião relâmpago no CDPM 2

O Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em nota distribuída na tarde deste domingo, 25, confirmou que detentos do Centro de Detenção Provisória Masculina 2 (CDPM 2), localizado no quilômetro 8 da BR-174, em Manaus, se rebelaram e fizeram refém um agente penitenciário daquele unidade.

De acordo com a nota, o estopim da rebelião, controlada minutos depois, está associado à morte de com a morte de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), no Ceará, neste domingo.

Controlada a situação, a Seap informou qeu colocou toda cúpula da segurança do estado em alerta.

No CDPM 2 está o ex-governador José Melo e ex-secretários de sua gestão.

Veja a nota
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que a alteração, já controlada, no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), localizado no km 8 da BR-174, ocorreu no momento em que estava sendo entregue, no início da tarde deste domingo (25/02), o almoço a detentos do pavilhão 1, que, munidos de cinco estoques, renderam um agente penitenciário.
A situação foi controlada com a chegada do secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Cleitman Coelho, equipes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) da Seap e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), através do efetivo do Canil, Comando de Operações Especiais (COE), 1º Batalhão de Choque e Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) do Comando de Policiamento Especializado (CPE), além de efetivo da Força Tática e viaturas das 20ª e 26ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
Os detentos envolvidos na alteração não danificaram nenhuma cela e alegaram que a movimentação foi motivada pelos últimos acontecimentos, em âmbito nacional, envolvendo a morte de lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa da qual os presos do pavilhão 1 do CDPM II dizem ser integrantes. A Seap reforça que está atenta às movimentações do sistema prisional e que as demais unidades da capital não registraram nenhuma alteração ou movimentação anormal neste final de semana.

Artigo anteriorVinte homens ligados à facção criminosa são presos pela PC; 15 armas de grosso calibre são apreendidas
Próximo artigoApós confirmar criação de nova pasta, Temer recebe ministros no Jaburu