Mourão diz que não viu ‘nada de mais’ na visita de Pompeo a Roraima

O vice-presidente Hamilton Mourão disse na manhã desta 2ª feira (21.set.2020) que não viu “nada de mais” na visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, a Roraima.

Representante da diplomacia dos EUA, Pompeo visitou, na última 6ª feira (18.set.2020), as instalações da Operação Acolhida, responsável pelo recebimento de refugiados venezuelanos no Brasil, e encontrou o chanceler brasileiro Ernesto Araújo.

“Eu respeito as críticas das pessoas que fizeram: chanceleres, presidente da Câmara também, mas eu não vi nada de mais nisso aí. Temos 1 alinhamento com os Estados Unidos desde a época da nossa independência. (…) O Mike Pompeo foi ver uma operação do Estado brasileiro organizada pelo nosso Exército”, disse Mourão a jornalistas ao chegar no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo.

No sábado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou uma nota na qual criticou a ida de Pompeo a Roraima num “momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana”, marcada para 3 de novembro. Segundo o deputado federal, a visita “não condiz com a boa prática diplomática internacional”. Defendeu que o Brasil “deve preservar a estabilidade de fronteiras e o convívio pacífico com os países vizinhos”.

A visita também foi alvo de crítica de senadores, que, em resposta, tentaram articular contra a realização de 33 sabatinas de possíveis novos embaixadores marcadas para esta semana. “Devemos deixar votação de embaixador para depois e reposicionar o Itamaraty”, disse Renan Calheiros (MDB-AL) no Twitter.

Nesta 2ª feira (21.ser), Mourão afirmou que a campanha política norte-americana “tem que ser feita lá dentro dos Estados Unidos”. Segundo o vice-presidente, argumentar que Pompeo fez campanha no Brasil “é desconhecer os Estados Unidos e até não respeitar o povo americano, como se o povo americano fosse gado e fosse, vamos dizer assim, ter alguma vantagem do Mike Pompeo ir até lá, não tem nada demais nisso.”

Assista à declaração de Mourão (2min57seg) 

 

VISITA DE POMPEO AO BRASIL E ERRO NA TRADUÇÃO

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, esteve em Boa Vista (Rr) na 6ª feira (18.set.2020). Visitou as instalações da Operação Acolhida, responsável pelo recebimento de refugiados venezuelanos no Brasil. O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, participou do evento.

Na última semana, Pompeo visitou todos os países que fazem fronteira com a Venezuela. Na 5ª feira (17.set), esteve em Guiana e Suriname. No sábado (19.set), foi para a Colômbia. Segundo a embaixada norte-americana, a viagem teve o objetivo de discutir a imigração de venezuelanos.

Em sua passagem pelo Brasil, Pompeo fez 1 discurso que foi traduzido de forma errada por 1 profissional contratado pela embaixada dos EUA.

O tradutor, que realizava simultaneamente o discurso de Pompeo em português, afirmou que o secretário disse a seguinte declaração: “O nosso mundo está consistente. E a gente vai tirar essa pessoa e vai colocar no lugar certo”. A fala foi compreendida como 1 desejo do secretário de tirar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, do poder.

No entanto, a tradução correta para a fala de Pompeo é: “Nossa vontade é consistente, nosso trabalho será incansável e chegaremos ao lugar certo”.

Apesar disso, o secretário realizou criticas ao presidente da Venezuela. Suas declarações sobre a mudança de governo no país foram oblíquas. Disse que a missão dos EUA é “assegurar que a Venezuela tenha uma democracia”.

 Poder360

Artigo anteriorBolsonaro vai rebater críticas em discurso na Assembleia Geral da ONU
Próximo artigoEpisódio do Abacaxis – Polícia indicia nove acusados pela morte de policiais em Nova Olinda