Mutirão de cirurgias oftalmológicas chega à Manacapuru  

Dezenas de pessoas estiveram na policlínica Eneida Lima Marques, em Manacapuru (distante a 70 quilômetros de Manaus), na manhã deste domingo (27), para a triagem do mutirão de cirurgias oftalmológicas, previsto para primeira quinzena de dezembro deste ano. No total, serão 60 pacientes operados de catarata e 40 de carne crescida.

A ação foi viabilizada por emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), que em parceria com as prefeituras de municípios do interior tem assegurado saúde dos olhos para centenas de pacientes. Estão na lista de beneficiados, os municípios de Barcelos, Envira, Iranduba, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga e Urucará.

Em busca de cirurgia há mais de um ano, a pescadora Regina Batista Gomes, 49, afirmou estar ansiosa para recuperar a qualidade de vida perdida devido às dificuldades de visão. “Eu estou realmente feliz. A gente precisa desse tipo de mutirão aqui. Muitos de nós não tem condições de pagar uma cirurgia na rede particular. Ainda bem que o Delegado Péricles atentou para essa nossa necessidade e eu estou muito grata”, afirmou a moradora de Campinas, zona rural de Manacapuru.

De acordo com a oftalmologista Sheila , responsável pelo procedimento de triagem realizado nessa manhã, a maioria dos casos é de estado avançado. “Por serem do interior do estado, com difícil acesso, os casos são sim bem avançados. Alguns estão em cegueira por conta do avanço da catarata e com essa cirurgia ganharão visão. São poucos os casos que ela não é recuperada, casos de trauma. Pós cirurgia, essas pessoas ganharão vida nova”, afirmou.

Os mutirões oftalmológicos foram iniciados nos municípios do interior do Amazonas no último dia 6 de novembro, com cerca de 200 pessoas operadas. No último fim de semana, Iranduba e Rio Preto da Eva foram mobilizados em triagens e cirurgias e, ainda esta semana, Barcelos receberá a equipe.

“Pra mim, um mandato só faz sentido se de fato mudar a vida da população. E as emendas parlamentares é a maneira mais direta e efetiva de fazer isso. Fico feliz em mudar em colaborar para a mudança na vida dessas pessoas que têm sido operadas. E seguirei assim: atuando no que dá resultado”, concluiu o autor da emenda viabilizadora do mutirão, deputado Delegado Péricles.

Artigo anteriorCom apoio declarado de 22 vereadores, Caio André pode frustrar as pretensões do prefeito na CMM
Próximo artigoArticulação do deputado estadual Roberto Cidade auxilia povo Sateré-Mawé, em Barreirinha