Operação “Delivery desarticula quadrilha com ramificação em Manaus e Manacapuru

Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) desarticulou quadrilha procurada por adulterar sinal identificador de veículos automotores, falsificação de documentos e distribuição de motocicletas roubadas ou furtadas no Estado.

Conforme delegados Péricles Nascimento, a funcionária de unidade do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em Manacapuru, Fátima Mesquita Picanço dos Santos, 50 anos, José Rômulo Ferreira da Silva, 26 anos, Davi da Silva Rocha, 41 anos, conhecido como “Boca” e Isaac Sahdo Neto, 64 anos, foram presos sexta-feira, dia 1º, durante a operação “Delivery”, deflagrada simultaneamente em Manaus e no município de Manacapuru.

Em desdobramento à ação, Edson Santana Tavares, 28 anos, foi preso em flagrante em Manaus por volta das 17h, em uma praça no Conjunto Manôa, bairro Cidade Nova, zona Norte. Ele estava conduzindo uma motocicleta com placa clonada e, em posse dele, foram encontrados documentos do veículo em branco.

Davi, Fátima, José Rômulo e Isaac foram presos em cumprimento a mandados de prisão por associação criminosa, expedidos no dia 31 de agosto deste ano, pelo juiz Luís Alberto Nascimento Albuquerque, da 1ª Vara Criminal.
Ao longo da ação também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas residências dos infratores. Em razão disso, foram apreendidos vários itens relacionados aos crimes praticados pelos infratores, como documentos em branco, emitidos pelo Detran-AM; objetos utilizados para adulteração de sinal identificar de veículos e recuperadas sete motocicletas, que estavam com a placa clonada.

“Chegamos até essas pessoas após uma ação deflagrada em maio deste ano, quando recuperamos, no estado do Pará, 71 veículos, sendo 55 motocicletas e 16 carros, oriundos de roubos e furtos no Amazonas. José Rômulo era o nosso principal alvo. Ele atendia em domicílio, daí o motivo da operação ter recebido o nome de Delivery. Cada um deles tinha um papel definido dentro do esquema criminoso”, ressaltou o delegado titular da Derfv.

Consta que José Rômulo recebia as encomendas dos veículos e entrava em contato com Davi, responsável por roubar ou furtar os modelos pretendidos. Após conseguirem o bem por meio ilícito, faziam contato com Isaac, que já havia atuado como despachante de veículos e obtinha com Fátima a documentação necessária para rodar com o veículo.

José Rômulo foi preso na casa dele, situada na Rua Quatro do Conjunto São Lucas, bairro Tancredo Neves, zona Leste da cidade. No local, os policiais encontraram material para adulteração de sinal identificador de veículos automotor, como lixadeiras, lixas e pinos.

Já na residência de “Boca”, localizada na Rua São Carlos, Comunidade Santa Marta, bairro Colônia Terra Nova, zona Norte, as equipes apreenderam um revólver calibre 38 com sete munições intactas.

Isaac foi preso na casa dele, situada na Rua 26, quadra 56, Conjunto Osvaldo Frota, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital. No local os policiais encontraram cópias de Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) em branco.

Conforme Péricles Nascimento, uma das equipes se deslocou até Manacapuru e, na residência de Fátima, localizada na Rua Daniel, bairro Liberdade, os policiais encontraram diversos objetos que comprovam a participação dela no esquema criminoso.

No momento da ação, a mulher estava trabalhando na unidade do Detran-AM naquele município. As diligências em torno deste caso irão continuar, segundo o titular da Derfv.

Os cinco infratores foram indiciados por associação criminosa. Além desse crime, José Rômulo foi indiciado por adulteração de sinal identificador de veículo automotor, falsificação de documento público e receptação.

Davi foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e receptação. Isaac foi autuado em flagrante por falsificação de documento público. Já Fátima irá responder, também, por peculato e corrupção passiva. Edson por receptação e uso de documento falso.

José Rômulo foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Davi, Isaac e Edson serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul. Em seguida, Davi e Isaac serão encaminhados aos CDPM. Fátima ficará à disposição da Justiça no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF).

Artigo anteriorEm Manaus 210 detentos são indiciados por envolvimento em massacre no Compaj
Próximo artigoFufuca fará esforço para votar reforma política esta semana na Câmara