Operação “Moikano” deflagrada pela PF prende suspeito de pedofilia

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) prendeu, nesta terça-feira (30), uma pessoa por suspeita de envolvimento em crime de pedofilia. A detenção ocorreu durante a operação “Moikano”, deflagrada em 13 estados e no Distrito Federal (DF).

De acordo com a PF, a operação tem o objetivo de combater o compartilhamento de arquivos com imagens de abuso sexual de crianças e adolescentes na internet. As investigações tiveram início em abril de 2014, após a prisão em flagrante de um homem em Itu (SP).

Além do Amazonas, a ação ocorre nos estados de São Paulo, Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Ao todo, policiais federais cumprem 81 mandados judiciais (50 de busca e apreensão e 31 de prisão preventiva).

Em Manaus, segundo assessoria da PF, quatro mandados foram expedidos, sendo três de busca e apreensão e um de prisão. As ações ocorreram na Colônia Terra Nova, Japiim e São Jorge.

A PF informou que a pessoa presa durante a operação foi encaminhada à sede do órgão, localizada no bairro Dom Pedro, de onde deve ser levada à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

De acordo com a PF, o suspeito, identificado como Moikano, era um dos responsáveis pelo compartilhamento do material em grupos na internet. Após cumprimento mandado de busca domiciliar, a polícia identificou os contatos do investigado e descobriu a rede internacional. Ao todo, são 50 suspeitos no território nacional e 70 em outros países.

O material compartilhado contém fotos e vídeos de abuso sexual de adolescentes e, principalmente, de crianças. Segundo as investigações, o grupo ainda trocava orientações na internet sobre como abordar e conquistar a confiança das crianças. Um suspeito chegou a ser preso antes de cometer o abuso sexual, também segundo a PF.

Artigo anteriorGrécia faz nova proposta de acordo e pede financiamento de dois anos
Próximo artigoIncêndio destrói restaurante em frente ao Hospital Getúlio Vagas (vídeo)