Peruanos do Rio festejam ‘renascimento’ com vinda de Guerrero para o Flamengo

Eles eram confundidos com bolivianos, chilenos… Mas com o sucesso de Paolo Guerrero a identificação é sinônimo de orgulho. Os seis mil peruanos residentes no Rio de Janeiro recebem na veia a injeção de autoestima. O olhar indiferente e o desprezo fazem parte de um passado recente que, desejam eles, não volta mais. Com muito orgulho e muito amor, os peruanos batem no peito:

— Achavam que eu era chileno, boliviano. Agora só falam de Peru, de Guerrero. Nós passávamos despercebidos — disse o técnico em informática Renzo Toranzo, um dos responsáveis pelo “Merengues”, time de pelada formado por peruanos no Aterro do Flamengo.

Indiretamente, o atacante significa uma mola propulsora para oportunidades e negócios para os peruanos que aqui estão, de acordo com Rolando Ruiz Rosas, cônsul do Peru no Rio de Janeiro.

Torcedor do Melgar de Arequipa (também rubro-negro), Rosas enxerga em Guerrero uma figura que pode alterar a visão que os brasileiros têm de seu país:

— Nós queremos multiplicar as oportunidades geradas pela presença do Paolo Guerrero, espalhar outras imagens dos nossos atrativos e virtudes do nosso país. (Fonte/extra.globo.com)

Artigo anteriorEm jogo cheio de emoções, Paysandu surpreende e vence o Botafogo
Próximo artigoJorginho lembra passado difícil e drama familiar com drogas para passar confiança ao plantel do Vasco