PF prende em São Gabriel da Cachoeira comerciante com 284 cartões do Bolsa Família

Agentes da Polícia Federal com apoio de homens Exército  Brasileiro cumpriram mandados de busca apreensão, quarta-feira, em São Gabriel da Cachoeira ,na Casa Lotérica Cucuí, localizada na Avenida Castelo Branco e na Comercial Três Irmãos, onde foram presos em flagrante o comerciante Moisés Freire da Cunha e sua esposa a indígena Lucineia Rodrigues Gomes.

No comércio os federais apreenderam cerca de 284 cartões do Bolsa Família que de acordo com as investigações o comerciante aplicava golpes em indígenas. Moisés Freire e a esposa são acusados de reterem cartões de programas sociais do Governo Federal para garantir o pagamento de compras realizadas pelos indígenas nos oito estabelecimentos comerciais que ele possui na cidade do Alto Rio Negro.

Os policiais federais deram cumprimento dois mandados de busca e apreensão, no município expedidos pela juíza Ana Paula Serizawa Silva Podedworny, da 4ª Vara Federal.

Na casa lotérica, de propriedade do ex-vereador Antônio Cardoso de Araújo, que foi levado pelos policiais federais e ouvido pelo delegado federal, Felipe Lavareda de Souza, que comandou a ação em São Gabriel da Cachoeira.

Antônio Cardoso, passou mal, e depois de prestar depoimento ao delegado foi liberado. Mas Moisés Freire e sua esposa, que na busca apreensão os federais, apreenderam cartões do Bolsa Família e documentos de idosos nas lojas dos casal, foram flagranteados e encaminhados a carceragem da delegacia de Policia Civil do município.

Moisés Freire e sua esposa responderão pelos crimes de apropriação indébita, por estelionato contra as instituições financeiras e contra o INSS (estelionato previdenciário) e por furto, previstos no Código Penal. Além desses, o casal também responderá por retenção de cartões de benefícios de idosos, crime previsto no Estatuto do Idoso, motivo esse que levou o delegado Felipe Lavareda, a deixar de arbitrar a fiança para liberar o casal.

Segundo as investigações o comerciante estaria retendo documentos e cartões de benefícios dos indígenas, a fim de subtrair valores e de garantir o recebimento pela realização de compras em seus comércios.

Na ação de ontem, foram apreendidos vários cartões de programas sociais do Governo Federal (Programa Bolsa Família, do Caixa Fácil e de benefícios previdenciários), em nome de indígenas, e comprovantes de pagamento/saque de benefícios previdenciários. Também foram encontrados documentos relacionados à venda “fiada” de mercadorias a indígenas, tais como fichários com anotações de venda e notas promissórias (Fonte/Fatoamazonico).

Artigo anteriorSão Paulo empata com o Vasco e avança na Copa do Brasil
Próximo artigoAos 32 anos, morre jornalista de afiliada da Globo