Polícia Federal deflagra Operação Alcateia à caça de grupo de extermínio em Manaus

O Ministério Público do Estado do Amazonas, junto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, deflagraram, nesta sexta-feira, 26, a fase ostensiva da Operação Alcateia, investigação que tem por objetivo apurar a prática de crimes de homicídio em atividade típica de extermínio em Manaus.

Operação Alcateia conta com a participação de 130 policiais, sendo 24 da Força Especial de Resgate e Assalto (FERA), 17 Oficiais da PM-AM e 21 Policiais Federais.

As investigações são conduzidas em Força Tarefa instituída pela SSP/AM, sob supervisão da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública, com cooperação da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado do Amazonas.
Os trabalhos tiveram início logo após a série de homicídios ocorrida no período de 17 a 19 de julho de 2015, ocasião em que 34 pessoas foram mortas nesta capital, muitas destas mortes, suspeitas de terem sido praticadas em atividades típicas de extermínio.

Confirmada a suspeita de atividades de extermínio, a Força Tarefa iniciou as investigações pertinentes, tendo conseguido identificar 15 suspeitos de envolvimento em homicídios consumados e tentados ocorridos após esta data, haja vista a continuidade delitiva de alguns dos integrantes do grupo investigado, detectado durante as investigações.

No total, estão sendo investigados no presente momento pela Força Tarefa 10 crimes de homicídio consumado e 12 crimes de tentativa de homicídio, todos cometidos desde o dia 17 de julho de 2015.

Durante as investigações, foram identificados 12 policiais militares suspeitos de envolvimento com a atividade de extermínio, além de 3 cidadãos civis associados ao grupo, estando nesta data sendo cumpridos 15 mandados de prisão temporária pelo prazo inicial de 30 dias, e 16 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Dr. Mário Moraes Antony, juiz de direito da 3ª Vara do Tribunal do Júri.

Os presos serão interrogados e posteriormente conduzidos para o presídio militar da PM, onde ficarão custodiados à disposição do Tribunal do Júri.

O Secretário de Estado de Segurança Pública e representante das instituições que integram a Força Tarefa (PF e MP-AM) darão entrevista coletiva sobre a OPERAÇÃO ALCATEIA, às 11 horas, no auditório da Superintendência da Polícia Federal

Artigo anteriorMatador do adolescente Luan Dutra é preso em Iranduba por policiais do 31ª DIP
Próximo artigoOperação Alcateia prende 13 PMs envolvidos na chacina “Final de Semana Sangrento”