Prefeito de Manacapuru reduz despesas e prioriza saúde com a construção de sete UBS no município

Manacapuru talvez seja um dos únicos municípios do Amazonas onde a Prefeitura consegue construir alguma obra com recursos próprios, apesar da crise econômica que se instalou no município e que castiga impiedosamente o orçamento municipal. Nos últimos 12 meses, por exemplo, a saúde não para de crescer no município.

Não se trata de nem um milagre ou mágica.
O prefeito Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB), em constante sintonia com a sua equipe de trabalho, apenas não hesitou em cortar despesas menos urgentes e priorizar projetos essenciais de governo, como novas unidades de saúde, considerado, por ele, imprescindíveis para evitar o colapso do setor.

Nesse ritmo de compromissos assumidos com a população local, Totoró colocou em andamento nada menos do que a construção de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma delas nos moldes de um Serviço de Pronto Atendimento (SPA), para desafogar o serviço de urgência e emergência do município, um dos pontos de estrangulamento do setor em Manacapuru.

As quatro unidades reservada para a Zona Rural ainda dependem da cumprimento do processo licitatório que, conforme destacou o prefeito, se encontra em fase de conclusão.

Das sete unidades básica, três contemplam a sede do município, ou seja, no bairro Liberdade, Correnteza e Terra Preta. As quatro restantes serão instaladas na Zona Rural nas localidades de Caviana, Repartimento, Jacaré e Jaratubinha.

O próprio prefeito Tororó explica como consegue fazer tantas obras nestes tempos de “vacas magras”: “A saúde pública é precária em Manacapuru. Mas por se tratar de uma micro região de enorme importância estratégica é para cá que migram dezenas de pacientes carentes dos municípios vizinhos e mesmo de Manaus, que sobrecarregam nosso frágil sistema de atendimento. A única forma de desafogar o sistema é construindo novas unidades”, explica.

Conforme destacou o prefeito, as sete unidades de saúde contam com o apoio do Ministério da Saúde e a contrapartida de 10% do município. “A saúde, educação e Segurança são necessidades prioritárias do nosso povo e têm de ser solucionadas com máxima urgência”, admite.

Apesar de alguns projetos ainda dependerem de licitação para deslanchar, Tororó disse a fase de planejamento e alocação de recursos materiais já foram providenciados. “Quero uma saúde de qualidade em Manacapuru e essas obras serão completas, com todas as dependências e materiais adequados a um ótimo atendimento à população, assevera o prefeito.

Artigo anteriorCom o apoio do vice-prefeito de Ipixuma, produtores recuperam ramais no município
Próximo artigo23 pessoas são presas em Lábrea durante operação Águia VII Tolerância Zero