O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou luto oficial em Manaus por três dias, a contar desta segunda-feira, 21, pelo falecimento do general de Exército Thaumaturgo Sotero Vaz, que morreu nesta madrugada, 21, aos 83 anos de idade.
“Manaus se sente na obrigação de prestar suas últimas homenagens a esse verdadeiro chefe militar. Todas as honras e todas as glórias ao bom brasileiro, bom amazônida e bom manaura que foi, Thaumaturgo Sotero Vaz”, disse o prefeito, que acompanhou o cortejo fúnebre e presenciou o enterro do general no cemitério São João Batista, zona Centro-Sul da capital.
O comandante militar da Amazônia (CMA), general de Exército Guilherme Calls Theóphilo, destacou a importância do colega de selva para o Estado. “Estamos com as tropas em funeral, porque foi um grande líder que nos deixou. Thaumaturgo Sotero Vaz teve atuação destacada por onde passou, sempre em defesa da pátria, mantendo nossa soberania e a democracia brasileira”, ressaltou.
Entre as funções exercidas pelo general Thaumaturgo, destacam-se a sua passagem pelas Forças Especiais, ex-comandante do Centro de Instruções de Guerra na Selva (Cigs) e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Bis). Atualmente, atuava como assessor parlamentar do CMA, mesmo após sua aposentadoria.