Prorrogado até sexta-feira prazo para inscrever atividades da Virada Sustentável no Bosque

Tem uma ideia ou projeto para tornar a cidade mais sustentável e gostaria de mostrá-lo no Bosque da Ciência, o espaço de visitação pública do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC)? Então você tem até esta sexta-feira para se inscrever na 3ª edição da Virada Sustentável, evento que acontecerá nos dias 29 e 30 de julho em vários pontos de Manaus.

O Bosque da Ciência, um fragmento florestal em plena área urbana da cidade, é um desses pontos. Toda a programação da Virada Sustentável é gratuita. As inscrições para Virada irão até o dia 30 de junho.

Em 2016, a produção da Virada Sustentável avaliou o Bosque como o melhor local da Virada naquele ano, do ponto de vista de estrutura física e visitação, com a participação de mais de 2 mil pessoas. Por ano, o espaço de visitação pública do Inpa, instituto considerado um dos maiores centros de referência em biologia tropical do mundo, recebe cerca de 140 mil visitas.

De acordo com a organização da Virada Sustentável Manaus 2017, o edital é direcionado a artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, faculdades e equipamentos culturais que tenham interesse em inscrever seus projetos para integrar a programação do evento.

Os interessados (pessoas físicas ou jurídicas) devem se inscrever acessando o site https://www.viradasustentavel.org.br/manaus/virada-sustentavel-manaus-2017/edital.html. A confirmação do local será feita via e-mail pela Comissão julgadora e conselho curador.

Conforme a técnica em educação ambiental e representante do Inpa no Conselho criativo da Virada Sustentável, Fernanda Reis, o Bosque da Ciência é um local múltiplo, com espaço para comportar uma diversidade de atividades, como educação ambiental, sensibilização, debates, cine, arte e cultura. “Então, se você se interessa em oferecer atividades na Virada, pode escolher o Bosque como local pretendido na sua ficha de inscrição”, convida Reis.

Além das atividades que ainda serão selecionadas para serem realizadas no Bosque da Ciência, a Coordenação de Extensão do Inpa, em parceria com o projeto Museu na Floresta, está preparando uma série de atividades educativas e culturais. Entre elas estão demonstrações de alguns métodos de pesquisa como armadilhas fotográficas e pegadas das espécies.

“As pessoas poderão ser filmadas e fotografadas por câmeras instaladas na floresta, e ter suas imagens disponibilizadas na internet com acesso privado (link). Além disso, serão realizadas três gincanas, onde as pessoas serão estimuladas a observar a natureza mais de perto e interagir de forma artística”, conta Fernanda Reis.

Outras instituições integrantes do Conselho Criativo da Virada já elegeram o Bosque como local ideal para as suas atividades e também oferecerão atividades no espaço do Inpa. Entre elas estão um Mural de Grafite Colaborativo que será realizado no muro do lado da entrada do Bosque da Ciência e um Workshop sobre grafite para quem se interessa em aprender a técnica e assim participar da pintura com os artistas responsáveis pela arte.

Segundo Reis, a Virada Sustentável oferece ao Instituto uma ótima oportunidade de alcançar diferentes públicos e com eles compartilhar o interesse de esclarecer, difundir e implementar o conceito de sustentabilidade.

Artigo anteriorLewandowiski defere liminar que suspende eleição suplementar no Amazonas
Próximo artigoSuframa será homenageada com a “Menção Honrosa” por ocasião do seu 50º aniversário