Raiff Matos participa de ações contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

O vereador Raiff Matos (DC) está participando das ações de sensibilização e orientação em alusão ao 18 de maio, data instituída em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nesta quinta-feira, Raiff participou da ação “Plante Amor”, na praça do Conjunto Santos Dumont, na zona Centro-Oeste de Manaus. 

O evento reuniu líderes comunitários, representantes das igrejas locais, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, da Semasc, Semsa, Conselho Tutelar e toda rede que atua junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da zona Centro-Oeste. A ação contou ainda com a presença das delegadas Elizabeth de Paula, da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI) e Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).  

Na oportunidade, o vereador informou sobre a tramitação de seu projeto de lei  n.175/2021 que tem o objetivo de ampliar a segurança e a proteção das crianças nas escolas do sistema de ensino público e privado. O projeto determina a fixação de algum instrumento de comunicação (placas, cartazes ou banners) informando os endereços e os telefones dos conselhos tutelares e os telefones dos disque-denúncia nos estabelecimentos de ensino. 

“Mobilizar, sensibilizar e conscientizar a população é necessário para proteger as nossas crianças. Por isso, a campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças é tão importante para criar essa mobilização. Não posso ficar de fora das ações que buscam ampliar essa conscientização”, afirmou. 

As ações dentro do chamado Maio Laranja buscam sensibilizar e orientar a população, sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, divulgando os canais de disque-denúncia e a rede de proteção infantojuvenil. “Nosso projeto apresentado na Câmara também busca fortalecer essa rede de proteção porque determina a divulgação nas escolas dos canais de denúncia”, acrescentou o vereador. 

Artigo anteriorFoi aprovado ontem (12) na Câmara Federal o Projeto de Resolução no 84/19, que muda o Regimento Interno da Casa, limitando debates e diminuindo a capacidade da oposição e de partidos menores de atrasarem votação de temas considerados polêmicos. Em pronunciamento no plenário desta quinta-feira (13), o deputado federal Zé Ricardo (PT/AM) manifestou-se contrário a esse Projeto, afirmando que reduz a democracia e o debate e enfraquece o processo legislativo. “Estamos no momento da pandemia, onde não estamos conseguindo debater presencialmente com a sociedade. E as falas e discussões virtuais são fundamentais nesse processo. Mas com essa mudança no Regimento, começarão a ser aprovados projetos ‘a toque de caixa’. Por isso, meu protesto sobre essa aprovação. Como se diz no popular: agora, ‘vão passar a boiada’ com mais facilidade”, declarou o deputado. Outras mudanças no projeto: os líderes terão menos tempo para discursar durante as sessões; se as matérias forem consideradas urgentes, os partidos não poderão mais apresentar pedidos de retirada de pauta ou adiamento da discussão; além de acabar com o limite de tempo para uma sessão e reduzir a possibilidade de partidos da oposição apresentarem uma emenda com várias propostas de mudança a projetos, as chamadas emendas aglutinativas, que só poderão ser apresentadas por líderes que representem no mínimo 257 deputados.
Próximo artigoAos 67 anos, aluno da rede estadual na EJA dá os primeiros passos na pesquisa científica