Referência em cardiologia na região Norte, Hospital do Coração Francisca Mendes completa 22 anos

O Hospital do Coração Francisca Mendes, inaugurado em junho de 1999, completou na segunda-feira (21/06) 22 anos de serviços especializados prestados a pacientes do estado do Amazonas e de toda a região Norte. A unidade é referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde e possui modernos equipamentos tecnológicos.

O diretor da unidade, Marcus Grangeiro, ressalta que o Francisca Mendes beneficia inúmeros pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade cardiovascular. “O hospital tem uma abrangência de cerca de 12 milhões de pessoas, levando em consideração que o hospital atende pacientes de todo o oeste do Pará, Roraima, Rondônia e Acre”, destacou.

Atuando no hospital há 20 anos, a telefonista Creusa Brasil conta sobre o trabalho que desempenha. “A importância da telefonista é dar notícias boas e ruins também, mas principalmente dar um bom atendimento e direcionamento, na expectativa do paciente de ter um resultado satisfatório no atendimento ambulatorial”, disse.

Um dos momentos mais delicados e importantes, quando Creusa passou de servidora a paciente, foi quando precisou fazer uma cirurgia de urgência no hospital. “Nesse momento eu passei para o outro lado, deixei de ser funcionária para ser paciente. Os profissionais me trataram não como uma colega de trabalho, mas como paciente e com todo o profissionalismo que a equipe tem. Meu resultado na cirurgia foi positivo, hoje sou revascularizada e fiz quatro pontes de safena”, relatou.

Mudança – Desde junho de 2020, com o início da gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o Hospital Francisca Mendes passou por um processo de reorganização e iniciou um plano de ampliação de cirurgias cardiovasculares, com a expectativa de realizar mensalmente mais de 50 procedimentos cirúrgicos. O hospital também realiza em média 120 tomografias todos os dias, com um equipamento moderno, que possui 64 canais, melhor processamento de imagem, maior conforto para o paciente e maior rapidez no procedimento.

O diretor da unidade destaca a equipe multiprofissional, especializada em procedimentos complexos, e a expectativa de que a unidade passe a atender mais e melhor. “A nossa equipe é de vanguarda, fazemos procedimentos que muitas equipes não fazem pelo Brasil. Temos um atendimento bastante extenso, mas queremos atender mais, para que possamos servir melhor a população. Tenho certeza de que melhoraremos nosso atendimento nos próximos meses”, afirmou Marcus Grangeiro.

Artigo anteriorServidoras da FCecon participam de encontro virtual sobre enfermagem oncológica
Próximo artigoAção “Pronta Resposta” desarticula tentativa de ocupação irregular na zona norte