RespirAR faz atividade visando conscientização e prevenção do câncer de colo do útero

Foto: Julcemar Alves/Sedel

O Programa RespirAR realizou nesta quinta-feira (14/03) uma ação de conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. A atividade aconteceu no núcleo da Vila Olímpica de Manaus, onde os pacientes e colaboradores presentes puderam dialogar e compartilhar questões relacionadas à prevenção da doença.

“Todo mês o RespirAR traz essas ações temáticas, para que os integrantes do Programa estejam sempre bem informados. Com isso, nós contribuímos para conscientização, além de proporcionar um momento de acolhimento, cuidados e interação social entre os participantes”, disse Alessandra Sousa, supervisora do RespirAR na Vila Olímpica.

O evento faz parte do cronograma de ações temáticas do RespirAR que visa a participação dos integrantes do programa. Durante toda a manhã, os membros do núcleo, participaram de atividades físicas, alongamentos, palestra, dinâmicas e puderam também realizar exames de preventivo e testes rápidos de HIV.

“Eu já queria fazer esses exames e hoje aproveitei a oportunidade e só tenho que agradecer ao RespirAR por promover essa ação para as mulheres”, comentou Lauricele Almeida, integrante da Vila Olímpica de Manaus.

A palestra, que teve como principal missão alertar sobre esse tipo de câncer e a importância dos exames para a prevenção e diagnóstico precoce, reforçando aos participantes a importância de se informar e compartilhar com outras pessoas.

“O Ministério da Saúde preconiza que a mulher realize o preventivo a partir dos 25 anos, ou mulheres que já tenham a vida sexual ativa, antes dessa idade é necessário buscar os cuidados específicos”, disse Letícia Ferreira, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Iniciado na Vila Olímpica de Manaus, atualmente o programa governamental conta com um total de 15 núcleos de atendimentos espalhados pela capital amazonense.

Artigo anteriorPMAM prende dois homens e apreende adolescente por envolvimento em roubo
Próximo artigoWilker Barreto denuncia graves problemas na Maternidade Ana Braga em discurso na Aleam