Wilker Barreto denuncia graves problemas na Maternidade Ana Braga em discurso na Aleam

Na quarta-feira, 13 de março, o deputado estadual Wilker Barreto, do partido Mobiliza, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para expor uma série de graves problemas constatados durante uma fiscalização realizada na Maternidade Ana Braga, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. Como membro titular da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam, Barreto evidenciou questões preocupantes, incluindo acúmulo de lixo nos corredores, atraso salarial dos profissionais da limpeza, estoque reduzido de medicamentos e insumos, entre outras problemáticas na unidade hospitalar.

O deputado destacou a situação alarmante do serviço de limpeza, evidenciada durante a inspeção, com sacos de lixo nos corredores e áreas sem higienização adequada, colocando em risco a saúde dos pacientes e acompanhantes. Barreto apontou o atraso nos salários dos profissionais terceirizados da empresa Limpa Mais como um dos motivos para a precariedade desse serviço.

“Eu vi o lixo tomar conta de uma maternidade. Ali é referência de prematuridade, nascem 700 a 800 crianças por mês e é inconcebível um hospital literalmente sujo. Banheiros sem papel higiênico, não tem nenhum tipo de produto de limpeza no hospital. Todos os serviços terceirizados estão em atraso e a empresa que faz a limpeza no hospital está indo para o oitavo mês sem receber”, denunciou Barreto.

Além da questão da limpeza, Barreto também ressaltou a escassez de medicamentos e insumos na maternidade. Segundo informações da direção do Ana Braga, a unidade está operando com apenas metade dos itens necessários, o que agrava ainda mais a situação.

Após expor os problemas, o deputado encaminhou um ofício ao Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), solicitando uma inspeção sanitária urgente na Maternidade Ana Braga para avaliar a situação das instalações e garantir o cumprimento das normas e regulamentos sanitários.

“Eu estou solicitando neste exato momento do diretor da Visa Manaus uma inspeção sanitária, irei anexar todo esse material para que a Visa vá fiscalizar a questão sanitária do Ana Braga. Eu escutei profissionais que foram categóricos, estão perdendo crianças por causa da sujeira, infecção. Um bebezinho prematuro não tem um sistema imunológico formado, é criminoso o que estão fazendo. O que é mais importante do que vidas?”, finalizou o deputado Barreto.

A denúncia de Wilker Barreto expõe uma situação alarmante na saúde pública do Amazonas, destacando a urgência de medidas corretivas para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde na Maternidade Ana Braga.

Artigo anteriorRespirAR faz atividade visando conscientização e prevenção do câncer de colo do útero
Próximo artigoVereadora Thaysa Lippy cobra respostas sobre escândalo de pagamento em espécie na Semcom