Após vários casos de desmatamento de áreas preservadas para construção de empreendimentos em Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) exigiu uma investigação das licenças ambientais concedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
As áreas verdes de preservação tem sido cada vez mais desmatadas para que empresas executem projetos de empreendimentos como a construção de condomínios e centros comerciais. Isso porque, a Semmas tem concedido diversas licenças ambientais permitindo a execução dos projetos.
O mal exemplo é exercido pela própria Prefeitura de Manaus que está desmatando a área verde do Parque dos Bilhares para a construção da nova sede da Semmas, além da derrubada de inúmeras árvores na Avenida Ephigênio Salles e no Mini Shopping da Compensa para a construção de estacionamento no entorno do local.
“Existem vários tipos de desmatamento, o ilegal que acontece sem autorização dos órgãos públicos e o desmatamento autorizado por meio de licenças ambientais concedidas pelo poder público, em específico a Prefeitura de Manaus. A construção de condomínios, empreendimentos comerciais e shopping centers estão destruindo os fragmentos florestais de Manaus e a cidade está perdendo suas áreas verdes. Exijo que a Semmas esclareça o que está sendo feito para que exista uma compensação desses fragmentos ambientais em áreas licenciadas. Ninguém é contra o desenvolvimento, mas não podemos permitir que o meio ambiente seja destruído na capital!”, exigiu.
O vereador irá apresentar requerimento na Câmara Municipal de Manaus (CMM) solicitando informações sobre as licenças concedidas pela Semmas.