Nesta terça-feira, 4, às 10h, a Prefeitura de Manaus inaugura para visitação pública o mural com retrato em bronze do poeta Thiago de Mello, no Paço da Liberdade, Centro Histórico da cidade.
A exposição é uma das maiores homenagens que o artista amazonense recebeu até hoje da prefeitura e comporá a Coleção Thiago de Mello, de longa duração, que apresenta 30 quadros doados pelo poeta ao município.
O mural é constituído de uma parede de dois metros de altura com textos de personalidades do cenário cultural e literário manauara e que também são conhecedores da vida e da obra do poeta de Barreirinha.
O escritor Zemaria Pinto, membro da Academia Amazonense de Letras descerra as homenagens com histórias da vida de Thiago desde sua infância.
O amigo e artista plástico Óscar Ramos, o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Bernardo Monteiro de Paula, e o prefeito Arthur Virgílio Neto também assinam os textos do mural.
Em seu registro, o prefeito destaca a figura política e a posição do poeta na conjuntura política da década de 1970, quando ele foi exilado, e seu jeito simples e caboclo de ser.
“Thiago polêmico, generoso, capaz da raiva, incapaz do ódio, escravo do perdão. Thiago amazonense, sempre de branco, misturando uma eterna contemporaneidade com ares do século passado”, registrou Arthur.