Trump perde em Wisconsin e anuncia que vai pedir recontagem de votos no Estado

O gerente de campanha do presidente dos Estados Unidos e candidato à reeleição Donald Trump, Bill Stepien, afirmou que Trump pedirá recontagem de votos no estado de Wisconsin. O anúncio foi feito nesta 4ª feira (4.nov.2020).

Em Wisconsin, até as 16h desta 4ª feira (4.nov) no horário de Brasília, 98% dos votos já haviam sido contados. O candidato democrata Joe Biden liderava por uma diferença de 0,6 ponto percentual. O democrata tem cerca de 20.000 votos a mais que Trump. O estado norte-americano prevê terminar a contagem de votos ainda nesta 4ª feira.

Esta pode ser a 4ª vez nas últimas 6 eleições presidenciais em que a margem de 1 candidato para outro não supera 1 ponto percentual no Wisconsin. Quando isso acontece, a legislação estadual permite que o derrotado peça a recontagem dos votos.

O presidente está bem dentro do limite para solicitar a recontagem e faremos isso imediatamente“, afirmou Stepien. “Houve relatos de irregularidades em vários condados de Wisconsin, que levantaram sérias dúvidas sobre a validade dos resultados“, declarou como justificativa para a recontagem.

A eleição presidencial nos EUA é indireta. Os norte-americanos escolhem delegados em cada 1 dos 50 Estados que depois formam 1 Colégio Eleitoral para nomear o ocupante da Casa Branca. Por essa razão, nem sempre quem tem mais votos populares é eleito. O Colégio Eleitoral tem 538 delegados e, para ser escolhido presidente, é necessário ter ao menos 270 dos votos.

O gerente de campanha de Trump também aproveitou o anúncio para criticar as pesquisas eleitorais. “Apesar das ridículas pesquisas eleitorais usadas para táticas de repressão de votos, Wisconsin está sendo uma corrida estreita, como nós sempre soubemos que seria“.

A declaração de Stepien foi divulgada no site da campanha de Trump. Eis a íntegra do anúncio, em inglês:

Fonte/Poder360

Artigo anteriorSTJ adia novamente julgamento de recurso de Lula no caso triplex
Próximo artigoCongresso derruba veto e prorroga desoneração por mais 1 ano