Após dois dias de competições no atletismo, os representantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) confirmaram o favoritismo nos Jogos dos Institutos Federais – etapa Norte (JIFS 2016) ao conquistar o 1º lugar geral nas modalidades feminino e masculino. As provas foram disputadas na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus.
O reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e anfitrião do evento, Antonio Venâncio Castelo Branco, ressaltou a importância de aliar esporte e educação. “Ao promovermos os Jogos, conseguimos que nossos alunos-atletas melhorem seu rendimento na sala de aula e também nas quadras ou piscinas. Estamos muito satisfeitos com o resultado do evento e felizes em ter recebido em nossa cidade, representantes de todos os estados da região Norte”, destacou o reitor.
Arremesso de peso
Muitos atletas competiram nesta prova. No masculino, Lazaro Gonçalves, 17, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), bateu o recorde com a marca de 12.60. Classificado para a etapa nacional em Brasília, o vencedor afirmou que seu novo tempo “não foi a minha melhor marca, mas foi considerável, agora espero bater o recorde em Brasília’’.
No feminino, a medalha de ouro ficou para Ana Rangel Marques, do Instituto Federal do Amazonas. Em segundo lugar, Anna Ayla Simão Marinho, também do Amazonas, e Mieni Duarte da Silva, de Rondônia.
Ana Raquel se mostrou muito empolgada para competir em Brasília, e também comentou sobre a participação de mulheres nessa modalidade. “Esse esporte mostra que a mulher também tem força para competir igualmente com homens’’, disse.
Lançamento de dardo
O primeiro lugar ficou para Lázaro Mariano (IFAM), seguido de Salomão Xavier, de Rondônia, e Jair Lima, do Acre.
Atletas de outras modalidades também competiram nessa prova e conseguiram marcas muito boas como é o caso de Wesley Macedo, de Rondônia, que competiu no 400m e 4 x 100m no sábado e revezamento 4 x 4 no domingo e ficou na quarta posição do lançamento de dardo.
De acordo com o atleta de Rondônia, para conquistar as classificações há a necessidade do preparo físico. “Estudo de tarde trabalho de manhã e saímos da escola para treinar durante duas horas de segunda a sexta”, explicou.
Salto em distância
Nesta prova, o atleta Agleison Barros, do IFAM, chamou muita atenção do público ao atingir a marca de 6.60 e conquistar novo recorde. O recordista disse que começou a praticar por incentivo do treinador e da família. “No começo eu não me interessava muito mas meu treinador me incentivou e agora eu estou aqui batendo dois recordes e espero fazer ainda melhor na etapa nacional’’, destacou.
Revezamento
As competições de atletismo encerraram com as provas de 4×400 m rasos. A equipe masculina de Rondônia foi campeã e estabeleceu o novo recorde da competição, com o tempo de 3.29.8. O Instituto Federal do Amazonas conquistou o segundo lugar, já o Acre ficou em 3º lugar.
Na modalidade feminina, a equipe do Amazonas ficou em 1º lugar, seguido de Rondônia.