Um grupo de caçadores de tempestade voaram dentro do olho do furacão Milton, que ameaça a região da Flórida e do Golfo do México. O voo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOOA) ocorreu na segunda-feira (7/10) e o vídeo foi divulgado.
Veja abaixo:
Os chamados ‘caçadores de furacão’ foram coletar dados que ajudam meteorologistas a fazer previsões precisas e dão suporte à pesquisa sobre furacões. A missão também visava alcançar o centro da tempestade e medir a pressão e os ventos de superfície no olho do furacão.
Para realizar o voo, o grupo do NOOA usou uma aeronave chamada Miss Piggy, projetada para caçar submarinos durante a Guerra Fria.
A tempestade foi rebaixada da categoria 5 para 4 nas últimas horas, mas continua “extremamente perigosa”, alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). O Milton vai passar pelos estados mexicanos Yucatán, Quintana Roo e Campeche, sem tocar o solo, e deve chegar a Tampa, na Flórida, nesta quarta (9). O furacão está provocando a evacuação de milhares de moradores da região.
Por causa da tempestade, o Presidente Joe Biden declarou estado de emergência para a Flórida.