PL obriga gestores a assumirem responsabilidade sobre obras inacabadas

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) propõe que governantes do Estado assumam publicamente a responsabilidade por obras iniciadas durante suas respectivas gestões e, ainda, expliquem os motivos pelos quais elas foram abandonadas e o quanto absorveram dos cofres públicos até serem paralisadas. A propositura é do deputado estadual Delegado Péricles (PSL) e foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) na última semana.

“Nosso Estado está repleto de obras abandonas, inacabadas, que além de não terem sido concluídas – mesmo após receber investimento do poder público -, sequer tiveram justificativa apresentada para tal descontinuidade.  A transparência é postura importantíssima no combate à corrupção, a má gestão do dinheiro público. Não dá mais para aceitarmos que iniciativas sejam abandonadas e que os benefícios à população sejam ignorados a ponto de quem a idealizou ou quem assumiu gestão posterior, não assuma o compromisso de assumi-la”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o Projeto de Lei, a administração pública terá de dar publicidade às obras de sua responsabilidade anualmente, por meio do Portal da Transparência, da rede mundial de computadores e, ainda, encaminhá-las na forma tradicional aos órgãos de controle.

“Meu Projeto de Lei apenas dá à população as informações que são de seu interesse. O dinheiro utilizado nessas obras é público, o interesse no nome das empresas contratadas para a execução deles também. Corrupção a gente combate diariamente e, como fiscalizador e legislador, conquistar essa obrigatoriedade será vitória para a boa administração pública, para a população”, concluiu.

O Projeto de Lei foi aprovado na CCJR e agora tramitará nas comissões especiais até ser encaminhada para votação em plenário.

Artigo anteriorEmpresas da ZFM são denunciadas pela retirada de postos de trabalhos do AM para outros Estados
Próximo artigoEmendas de Josué preveem auxílio fardamento de R$ 2,7 mil para cada policial ou bombeiro militar