Atacante de time amazonense denuncia racismo em supermercado de Manaus: ‘Me senti constrangido’

O jogador Igor Cuadrado, de 27 anos, atacante do time de futebol amazonense São Raimundo, denunciou ter sido vítima de racismo em um supermercado de Manaus na tarde do último sábado (15). O caso repercutiu nas redes sociais.

Segundo Igor relatou ao g1, ele estava acompanhado de mais dois atletas e um diretor do clube. O grupo se separou e Igor ficou sozinho fazendo compras. Neste momento, um funcionário do supermercado abordou o jogador e pediu para ele provar que a sandália que usava não havia sido roubada da prateleira.

“Ele se aproximou e disse’ Oh, parceiro pegou a sandália’?. No primeiro momento fiquei sem entender, fiquei sem reação, me assustei. Olhei pra ele e disse ‘como assim?’. Aí ele pediu para eu tirar a minha sandália esquerda, eu tirei, ele virou a minha sandália para ver se tinha alguma coisa embaixo, aí ele viu que não tinha nada e ficou sem jeito”, relatou o jogador.

Mesmo após verificar que as sandálias não tinham etiquetas, o funcionário pediu para que o jogador acompanhasse ele até o setor que vendia o produto.

Ao chegar ao corredor, o funcionário afirmou que pessoas costumavam trocar sandálias usadas por sandálias novas, e que a de Igor estava “novinha” e vendia o mesmo modelo no estabelecimento.

“Ele disse que lá no supermercado tinha essas mesmas sandálias e que a minha estava ‘novinha’. Aí eu questionei se ele estava me acusando pela minha cor, por eu ser negro. Ele mudou de assunto e disse que tinha um dispositivo na sandália, que poderia ver no aplicativo”, contou o atacante do São Raimundo.

Os amigos de Igor chegaram momento depois da abordagem e o funcionário mudou de atitude. “Ai meus amigos chegaram e ele começou a tentar apaziguar a situação. Foi constrangedor”.

Igor Cuadrado registrou o boletim no 19º DIP — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Igor registrou um boletim de ocorrência e denunciou o racismo no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

“Sabemos que isso não é um caso isolado, mas são poucos que tem força para denunciar e se posicionar perante esses absurdos”, contou o jogador.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) abriu um inquérito para investigar o caso.

São Raimundo se pronuncia

Em nota, o São Raimundo, clube do atacante, prestou apoio e pediu um basta ao racismo. (veja a nota completa no final da matéria).

Igor Cuadrado tem 27 anos e tem passagem pelo futebol do norte do país. Ele foi contratado recentemente pela diretoria do São Raimundo para a disputa da Copa Verde, que inicia no fim de outubro.

Nas redes sociais do clube, usuários apoiaram o jogador e prestaram solidariedade.

O Grupo DB, disse em nota, que abriu uma sindicância interna para apurar o que aconteceu e que se for comprovado o caso de racismo, irá tomar medidas cabíveis.

Nota São Raimundo

Na tarde deste sábado, nosso atleta, Igor Cuadrado, foi vítima de um ato racista cometido em um supermercado da capital amazonense, além de ter sido acusado da prática de um crime.

Não podemos, de forma alguma, permitir que, na sociedade e momento que vivemos, as pessoas ainda sejam vítimas de tal ato de intolerância.

O clube, por meio da diretoria de futebol, prestou e está prestando todo o suporte ao nosso atleta.

O São Raimundo foi, e sempre será, o time do povo. Um time de TODOS. Basta de racismo!

Nota Grupo DB

 

O Grupo DB repudia veementemente qualquer comportamento de seus colaboradores que possam infringir os direitos e bem-estar de seus clientes. Reforçamos a política interna de não haver distinção por cor, religião, orientação sexual ou qualquer outra forma de discriminação. Asseguramos de que está sendo feito uma sindicância interna para a apuração dos fatos e se for comprovado qualquer comportamento de algum de nossos colaboradores que vá contra as condutas que pregamos, as medidas cabíveis serão devidamente aplicadas.

Artigo anteriorConte diz que Richarlison não corre risco de perder a Copa
Próximo artigoPL de Roberto Cidade propõe medidas para melhorar fornecimento de internet no interior e áreas rurais do Amazonas