Bolsonaro discursa em ato com pauta a favor do AI-5 e contra o Congresso

PODER 360 – O presidente Jair Bolsonaro participou –e até mesmo discursou por 2 minutos e 30 segundos– de 1 ato na tarde deste domingo (19.abr.2020) com pauta a favor do AI-5 (Ato Institucional 5). Manifestantes vestidos com camisas nas cores verde e amarela gritaram a favor da medida mais repressiva da ditadura militar, que regulamentou a perseguição a opositores do regime.

Os apoiadores do presidente também gritaram “fora, Maia“, em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ); pediram o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal); defenderam uma “intervenção militar” e o fim do isolamento social durante a pandemia da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Havia diversas placas e cartazes que deixavam claras essas demandas.

Os manifestantes ainda criticaram a TV Globo e prestigiaram a TV Record, emissora alinhada ao governo de Jair Bolsonaro. Uma equipe da Record foi cercada por 1 grupo de pessoas que festejou a emissora e gritou “Globo lixo“. Havia centenas de pessoas na aglomeração, feita à frente do Quartel-General do Exército, em Brasília.

Momento em que ovacionam a Rede Record

Bolsonaro subiu na caçamba de 1 carro do Exército para discursar à multidão, sem microfone. Os apoiadores do presidente comemoraram cada frase dita por ele, em alguns momentos com gritos de “mito, mito”.

“Não queremos negociar nada”, afirmou sem especificar exatamente ao que estava se referindo.

“Temos 1 novo Brasil pela frente. (…) É acreditar, [cada 1] fazer a sua parte, para que nós consigamos colocar o Brasil no lugar que ele merece. (…) É agora o povo no poder. (…) [Farei] o que for necessário para que nós possamos manter a nossa democracia e garantir o que há de mais sagrado entre nós, que é a nossa liberdade”, disse.

O presidente também afirmou que “[os políticos] têm que entender que estão submissos à vontade de povo“. E acrescentou: “Todos nós juramos 1 dia dar a vida pela pátria. Vou fazer o que for possível para mudar o destino do Brasil“.

Nesse momento, o presidente começou a tossir e concluiu o discurso. Ele já disse em algumas ocasiões que tem problema de refluxo, e que por isso tosse. De acordo com Bolsonaro, o problema não está ligado ao coronavírus.

 

Artigo anteriorMinistério Público comprova falta de equipamentos no Hospital Nilton Lins
Próximo artigoCNJ determina que Tribunal do Amazonas assegure criação de leitos de UTI