Delegado tortura presos em delegacia do Juruá no Amazonas

O delegado Daniel Pedreiro Trindade, afastado da 70ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), no município de Juruá (AM),  aparece, em vídeo, divulgado pelo portal A Crítica, “punindo”, com ripadas nas mãos e nos pés, detentos da carceragem da delegacia onde funciona como presídio do município.

As ripadas nas mãos e nos pés dos detentos, de acordo com afirmação do próprio delegado, fazem parte de um castigo, que ele, na condição de delegado, impôs aos presos.

“Vai logo que estou perdendo tempo aqui. Só mais três”, diz o delegado aos presos espancados.

https://www.youtube.com/watch?v=lh48CXmD77w

A tortura é feita dentro de uma das celas da delegacia na presença de  outros presos que aguardam, também, a vez de serem castigados pelo delegado Daniel Pedreira.

O vídeo teria sido gravado 17 de maio deste ano, quando Trindade não estava afastado da delegacia, ainda  atuava como delegado no município de  Juruá.

Depois da denúncia do aliciamento de menores e de promover luta entre os presos, o Secretário de Segurança, delegado federal Sérgio Fontes, determinou a transferência de Daniel Pedreiro da Trindade, pra Carauari.

Só que uma o delegado conseguiu uma liminar expedida pelo juiz Marcio Rothier Pinheiro Torres, da 4ª Vara de Fazenda Pública, garantindo-lhe a permanência no município.

 

Nota da SSP-Am
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que o delegado Daniel Trindade continua afastado de suas funções de delegado da Polícia Civil, desde o dia 25/06/2015, conforme determinação do decreto da Corregedoria-Geral, com base no Art. 50, § 1º da Lei 3.278/2008.

A SSP-AM informa ainda que após tomar conhecimento do vídeo veiculado na imprensa, um novo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) específico para apurar o conteúdo, será aberto pela Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública.

Simultaneamente, também será instaurado um procedimento criminal na Unidade de Apuração de Ilícitos Penais (UAIP) da Polícia Civil, que apura suspeitas de crimes praticados por servidores da instituição.

O delegado Daniel Trindade já responde a dois Processos Administrativos Disciplinares (PADs), o primeiro instaurado pela portaria nº6.970/15, por conta do vídeo em que os presos estão lutando na delegacia.

O segundo instaurado pela portaria nº 6.971/15, por denúncia de que o mesmo teria contrato para prestar serviços para a delegacia pessoas com antecedentes criminais. E ainda uma Sindicância Administrativa (SAD), que foi instaurada pela portaria nº 6.969/15,por denúncia por envolvimento com menores de idade.

Caso as denúncias sejam comprovadas, as punições vão de advertência, suspensão de dezesseis a noventa dias e, inclusive, demissão do cargo.

Artigo anteriorJornal diz que Neymar é o novo ‘Príncipe do Gol’ e que pode superar Pelé
Próximo artigoAndressa Urach pede perdão a Bárbara Evans: “Fiz você passar vergonha diante do Brasil”