Depois do Flamengo, Jesus voltou a ser um treinador comum na Europa

Na última quarta-feira, o Fenerbahçe de Jorge Jesus perdeu para o Dínamo de Kiev e o Mister voltou a ser eliminado ainda na fase de pré-Champions pela segunda vez em três anos. O retrospecto continental ruim reforça a tese de que, na Europa, Jorge Jesus sempre foi um treinador comum e nunca conseguiu chegar às primeiras prateleiras de sua profissão, tendo sucesso apenas dentro de Portugal.

No país natal, o técnico teve os melhores momentos na carreira com Sporting e Benfica, times tradicionais com mais investimento que os outros 15 clubes da primeira divisão.

Durante a passagem pelo Flamengo, o treinador português acumulou cinco títulos em 50 jogos. Jorge Jesus conquistou Libertadores, Recopa Sul-Americana, Brasileirão, Supercopa e o Carioca. Os números são surpreendentes. Foram 38 vitórias, sete empates e cinco derrotas. Por isso, não é surpresa que existam “viúvas” do Mister entre os torcedores do time Rubro-Negro até hoje.

Diferença entre os continentes

O sucesso de Jorge Jesus com o Flamengo serviu para provar aos mais saudosistas que a disparidade tática entre o Brasil e a Europa é enorme. No Velho Continente, o português nunca conseguiu dar o próximo salto na carreira. Dos 18 times que treinou, só conseguiu conquistar títulos em cinco clubes (Braga, Sporting, Benfica, Ah-Hilal e o clube da Gávea).

E, nos títulos conquistados por Sporting e Benfica, ele nunca conseguiu expandir seus territórios e sair de Portugal com algum troféu continental de relevância (perdeu duas finais da Liga Europa enquanto técnico das Águias). Confira os troféus conquistados pelo mister:

  • Benfica:
    • Primeira Liga: 2009–10, 2013–14 e 2014–15
    • Taça da Liga: 2009–10, 2010–11, 2011–12, 2013–14 e 2014–15
    • Taça de Portugal: 2013–14
    • Supertaça de Portugal: 2014
  • Sporting
    • Supertaça de Portugal: 2015
    • Taça da Liga: 2017–18

Está em decadência?

Desde que saiu do Flamengo rumo ao Benfica, o treinador vem colecionando fracassos. Jorge Jesus foi eliminado duas vezes em três anos na fase de playoffs da Champions League (e por times com menor investimentos.).

A demissão do Benfica veio de forma conturbada. Na segunda passagem de Jorge Jesus pelo time português, antes de ir ao Fenerbahçe, equipe atual, terminou de forma vexatória. O técnico, que vinha balançando no cargo após a irregularidade da equipe, não resistiu após atrito com o elenco durante treino.

Medo de saltos maiores?

Em 2014, Jorge Jesus recusou a seleção portuguesa e disse que treinadores saem sem prestígio da equipe nacional. Dois anos depois, os lusos vieram a conquistar a Eurocopa. Mais recente, em março de 2022, e novamente com fala polêmica, o mister não aceitou o cargo de comandante no Everton. “Estou habituado a ganhar títulos, não jogos”, disse. O técnico de 68 anos não teve nenhuma conquista desde 2020, quando saiu do Flamengo.

Artigo anteriorPolícia prende homem e apreende adolescente por suspeita de envolvimento na morte de professor em pousada de Manaus
Próximo artigoSeleção brasiliense de Jiu-Jitsu irá disputar o Grand Slam no Rio