Deputado estadual Wilker Barreto participa de Seminário Parlamentar Interamericano na Assembleia Legislativa do Amazonas

Foto: Davide Silva

Visando o papel da cooperação inter-regional para o desenvolvimento sustentável do Amazonas, na quarta-feira (10/4), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) palestrou no primeiro dia do “Seminário Parlamentar Interamericano”, que teve a presença de parlamentares de Santa Catarina, também integrantes da União Interamericana de Parlamentares (Unipa), além de outras autoridades. O evento segue até sexta-feira, 12/4.

Promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o seminário é uma parceria da União Interamericana de Parlamentares (Unipa), liderado pelos deputados Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Aleam, e Ivan Naatz (PL/SC), presidente da Unipa.

Wilker Barreto abordou o tema “A Responsabilidade Social e Ambiental do Modelo Zona Franca de Manaus e sua Importância para a Economia Brasileira”, destacando o potencial de uma troca de conhecimento entre as Casas Legislativas de diferentes Estados.

“Existe uma simbiose, uma correlação, e isso precisa ser trabalhado com as demais Casas Legislativas. Acredito que temos uma missão. É importante criarmos uma agenda, ir às Casas Legislativas. Que a Unipa possa abrir as suas portas à oportunidade de ter esse debate e, principalmente, nivelar o conhecimento”, frisou.

O parlamentar diz, ainda, acreditar ser possível melhorar a condição de vida da população, por meio da responsabilidade social, que já vem sendo praticada por muitas empresas:

“A gente precisa que muitas empresas coloquem isso na prática, nos pequenos gestos, projetos macros, que ajudam a mitigar o sofrimento de uma população. Conheço doutores no assunto que comprovaram que a oferta de mão de obra diminuiu os impactos sobre a floresta”, disse.

Para ele, é necessário pressionar o Governo Federal para a migração de uma matriz econômica, enfatizando que se continuar por essa linha a Amazônia tende a passar por uma desertificação.

Barreto também destacou a significância da Zona Franca de Manaus para a vida econômica da população brasileira:

“Já está comprovado que este modelo econômico, a Zona Franca de Manaus, ao passar de seis décadas, é hoje o melhor modelo econômico do mundo, pois permitiu que 4 milhões de brasileiros não tivessem que ir para dentro da floresta sobreviver, o erro é somente na distribuição de renda”, argumentou.

Outra questão científica, apresentada por Wilker, foram os rios voadores, um fenômeno que descreve os cursos de água atmosféricos responsáveis pela umidade da Bacia Amazônica, e regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

O deputado finalizou com a reflexão de que é necessário construir um discurso único sobre a Amazônia e uma ação imediata para evitar a devastação severa do território.

Artigo anteriorRoberto Cidade reforça importância do debate sobre segurança pública durante evento nacional promovido pela Aleam
Próximo artigoDeputado Thiago Abrahim propõe selo para empresas que adotem reinserção de dependentes químicos no Amazonas